00:00
21° | Nublado

Páscoa mais cara? Veja quanto os catarinenses vão gastar

O gasto médio com presentes na Páscoa atingiu o maior valor já registrado, mas inflação reduz o poder de compra. (Foto: Álvaro Rezende)

Publicado em 03/04/2025

A intenção de gasto dos catarinenses com presentes de Páscoa registrou um aumento de 2,1% em 2024, atingindo a média de R$233, o maior valor já registrado na série histórica. No entanto, considerando a inflação acumulada de 4,7% no período, houve uma redução real de 2,6% no poder de compra. Os dados são da pesquisa da Fecomércio/SC, divulgada na última segunda-feira (31).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, avalia que essa redução já era esperada, levando em conta o cenário econômico, que inclui inflação elevada e juros altos. “Apesar desse contexto desafiador, cerca de 60% dos consumidores avaliam que sua situação financeira está igual ou melhor do que no ano passado, o que pode justificar os resultados da pesquisa”, explicou.

Intenção de consumo varia entre as cidades

A pesquisa foi realizada em sete municípios de Santa Catarina, com crescimento da intenção de consumo em cinco deles. Florianópolis liderou o aumento, com 17%, seguida por Chapecó (13,4%), Blumenau (10,8%), Joinville (10%) e Itajaí (1,8%). Em contrapartida, Lages registrou uma queda significativa de 27%, enquanto Criciúma teve redução de 4,9%.

Chocolate continua sendo o presente favorito

Entre os 2,1 mil entrevistados, 97% afirmaram que escolherão chocolates como presente nesta Páscoa. Outros itens mencionados foram roupas e calçados (1%) e brinquedos (0,9%).

Quando se trata do tipo de chocolate, os Ovos de Páscoa industrializados aparecem no topo da preferência, com 42,3% das respostas. Na sequência, estão chocolates industrializados em geral (barras e bombons), com 26,9%, Ovos de Páscoa artesanais (22,1%) e chocolates artesanais diversos (6,5%).

Compras de última hora

A maioria dos consumidores catarinenses deixará as compras para a última semana antes da Páscoa, representando quase 80% dos entrevistados. Entre eles, 20% farão as compras na véspera e 3% no próprio dia. Apenas 15,7% afirmaram que anteciparão as compras em até duas semanas, enquanto 3% pretendem se organizar com mais de 15 dias de antecedência.

O comércio de rua aparece como o principal local de compras (49,3%), seguido pelos supermercados (40,4%). Já as lojas de shopping (3,3%) e as compras pela internet (3%) foram menos citadas.

Viagens também fazem parte dos planos

Além dos presentes, a pesquisa revelou que 14,3% dos entrevistados pretendem viajar no período da Páscoa, seja de carro ou de avião. O percentual representa um aumento de 2,6 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI