00:00
21° | Nublado

Parlamento jovem: deputados e deputadas tomam posse

Deputados da 30ª edição do Parlamento Jovem (FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL) **Clique para ampliar

Publicado em 30/05/2023

Nessa segunda-feira, 29, representantes de oito escolas do Ensino Médio distribuídas pelas diferentes regiões de Santa Catarina tomaram posse como deputados jovens da 30ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa catarinense (Alesc).

“Prometo manter, defender e cumprir as constituições Federal e Estadual e observar as leis, desempenhando leal e sinceramente o mandato que me foi outorgado pelas escolas participantes da 30ª edição do Parlamento Jovem”, prometeu André Bernardes Alves, de Itajaí, que, por ser o parlamentar mais velho, presidiu a sessão de posse.

André Bernardes classificou a experiência de “mágica” e desejou aos colegas deputados a melhor aprendizagem possível.

O deputado Marquito (Psol), que prestigiou a sessão de posse, parabenizou os jovens deputados e deu-lhes as boas vindas à Casa do Povo. “Estou muito feliz de olhar para os assentos e ver a diversidade do nosso estado, com as mulheres aqui muito bem representadas, vejo a presença de negros, negras e indígenas, todos que compõem o nosso mosaico cultural”, enalteceu Marquito.

Saiba o que a previsão do tempo nos reserva para esta semana

Marlene Fengler, coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que organiza o Parlamento Jovem, e o diretor-geral da Alesc, Alexandre Fagundes, destacaram a importância da experiência proporcionada pelo Legislativo. “Vocês estão tendo uma grande oportunidade e é bom ver que quando as escolas proporcionam uma oportunidade, vocês têm a coragem de encarar, vir aqui para entender o processo eleitoral, conhecer o processo aqui na Casa e ver como se aprova uma lei, como se convence outro deputado a votar no seu projeto”, descreveu a ex-deputada.

“Durante alguns dias vocês aprenderão um pouco sobre o que é o Legislativo, serão várias oportunidades de expandir os conhecimentos e verificar que fazer política é discutir assuntos da nossa sociedade para torná-la melhor, mais feliz”, ponderou o diretor-geral.

Aproximando jovens da política

O objetivo do Parlamento Jovem é despertar a consciência política, aproximando a juventude do Legislativo Estadual. Das vinte e nove edições anteriores resultaram aprovadas pelos deputados estaduais 48 leis que foram sugeridas pelos jovens parlamentares.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br