00:00
21° | Nublado

Darci, o cão celebridade de Florianópolis, lança projeto educativo para adoção de animais

Cartaz da campanha (Crédito: Divulgação)

Publicado em 30/07/2015

Se estimular a adoção de animais abandonados não é tarefa fácil, imagine apoiar aqueles que, entra ano, sai ano, continuam sob a tutela de protetoras à espera de um novo lar. Este é o objetivo do SRD – Solidário Reino do Darci, projeto colaborativo idealizado e realizado em conjunto por Mariana Siebert, “tutora” do Darci – o cão que virou mascote da causa -, Marcelo Neto, diretor do S7 Coworking, e Bruno Sampaio, coordenador da ZN Cultural.

Apostando no formato de exposição, o SRD irá apresentar cinco cães e uma família de gatos como celebridades, através de pôsteres colecionáveis, entre outros artigos promocionais. Isso vai garantir visibilidade aos mesmos, até que sejam adotados e darem espaço a outros animais – e assim, sucessivamente. “Além de fomentar a adoção em si, o projeto tem um viés educativo importante”, explica Mariana, alertando que “pouca gente tem consciência sobre o problema de abandono de animais e, menos ainda, sobre aqueles mais necessitados”, completa.

O preconceito, a desinformação e a irresponsabilidade estão entre as principais causas do alto índice de abandono de animais e do baixo índice de adoção. Ora porque a cor (preta) é estigmatizada, ora em função de um acidente grave, de uma doença mesmo que não transmissível, de um modismo em baixa ou da mera idade avançada, cada vez mais animais são largados à sorte nas ruas aguardando uma fatalidade ou então um resgate - normalmente realizado pelos chamados “protetores”.

Não fosse o altruísmo voluntário dessas pessoas, quase sempre sem qualquer apoio público e privado, o bem estar animal seria um tema ainda mais grave em cidades de todo o Brasil, incluindo Florianópolis. Portanto, o projeto SRD vem contribuir diretamente com a educação da sociedade civil sobre esta questão social por um lado, e por outro fomentar a adoção precisamente destes animais mais carentes, através de iniciativas que contarão com o S7 Coworking como plataforma de promoção.

Vernissage, leilão, feirinha e “Tarde com o Darci”

Neste sábado, 1º/8, aniversário do Darci, haverá o lançamento oficial do projeto SRD no S7 Coworking, das 12h às 19 horas, com quatro atividades simultâneas: vernissage para apresentação dos pôsteres colecionáveis, de série limitada; leilão de seis pôsteres numerados e feirinha de produtos SRD – com toda a arrecadação revertida para o desenvolvimento do projeto -; e ainda uma “Tarde com o Darci”, que estará à disposição para lambidas e fotos com outros cães e também com quem simpatiza com a causa.

Como participar

Empresas podem apoiar o projeto SRD de algumas maneiras. Como mantenedoras, através de pequenas contribuições mensais; adquirindo artigos promocionais da feirinha para revenda; participando do leilão dos pôsteres numerados; e divulgando a iniciativa ao afixar pôsteres promocionais nos seus estabelecimentos. Amantes da causa também podem participar adquirindo os artigos promocionais e divulgando o projeto através de suas redes.

O S7 Coworking fica na Rua Rafael Bandeira, 328, no Centro de Florianópolis. Para mais informações sobre o projeto SRD, fale com Mariana Siebert pelo opamari@gmail.com.

Da redação