Novos policiais militares juntam-se ao efetivo do Estado
A Polícia Militar de Santa Catarina realiza nesta semana três atos de formatura que, juntos, somam um reforço de 852 novos soldados atuando no Estado. O governador Raimundo Colombo; o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, participam de três atos, em São José, em Caçador e Chapecó.
De acordo com o coronel Cabral, os novos soldados deverão se apresentar às suas unidades dois dias depois da formatura para iniciarem o trabalho. “São policiais que vão atuar mais próximos das comunidades, em contado com escolas, comerciantes e população em geral. Nosso Estado é o mais seguro, mas para as pessoas sentirem essa segurança, precisam ver os policiais nas ruas. A criminalidade não pode ser mais ostensiva do que a ostensividade da Polícia Militar”, destaca.
Os novos policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso, onde tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras. “Os alunos passaram por testes de inteligência, provas físicas e exames psicológicos”, acrescenta o coronel. As solenidades também marcarão a entrega do kit de proteção individual aos novos soldados, composto por equipamentos como colete de proteção balística, pistola, cinto de guarnição, algema e espargidor de gás de pimenta.
Com as novas formaturas desta semana, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina passa para 11.350 policiais. Em agosto, será realizada uma nova formatura, com um grupo de 202 mulheres que passarão a fazer parte da PM catarinense.
Confira AQUI a entrevista que o coronel Valdenir Cabral concedeu ao Iagem da Ilha.
Da redação