00:00
21° | Nublado

Novo modelo da Alesc fortalece representação regional

Modelo suprapartidário impulsiona investimentos e diálogo no interior catarinense. (Foto: Divulgação) ***clique para ampliar foto

Publicado em 31/03/2025

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tem fortalecido a atuação das bancadas regionais, iniciativa consolidada com a Lei Complementar nº 828/2023. O modelo, que reúne parlamentares de diferentes partidos para tratar das demandas de cada região, tem recebido apoio do presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), que conduz reuniões semanais com os colegiados para definir pautas prioritárias.

Criadas a partir da experiência dos deputados do Oeste catarinense em 2019, as bancadas regionais surgiram para unir forças e buscar soluções conjuntas, independentemente de alinhamento ideológico. Esse formato atende a uma expectativa dos eleitores, especialmente em regiões mais afastadas da Capital, onde há cobrança por uma representação mais próxima.

A institucionalização das bancadas em 2023 veio após a percepção de sua eficácia. O ex-presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), destaca que a medida permitiu a organização formal dos grupos e ampliou sua atuação. Em 2024, essa estrutura foi essencial para a realização do Programa Alesc Itinerante, que levou a estrutura da Assembleia a municípios como Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó, aproximando o Legislativo da população.

Uma conquista importante ocorreu na edição de Criciúma, com a aprovação de uma PEC que destina 25% das economias da Alesc às emendas das bancadas regionais, garantindo a aplicação imediata de R$ 30 milhões em projetos de interesse local.

Para o professor Daniel Pinheiro, da Udesc, o modelo fortalece a imagem da Alesc e aproxima o cidadão do Parlamento, demonstrando que é possível superar divergências políticas em benefício das regiões. Segundo ele, essa atuação conjunta fortalece a credibilidade da Casa e dos parlamentares.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI