00:00
21° | Nublado

Novo hotsite do TCE simplifica contas públicas de SC

Novo hotsite do TCE simplifica contas públicas de SC
O Tribunal de Contas de SC lança a 23ª edição do Para Onde Vai o Seu Dinheiro com hotsite interativo e vídeos gerados por inteligência artificial, aproximando o cidadão da gestão pública. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/09/2025

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) disponibilizou, nesta segunda-feira (8/9), a 23ª edição do Para Onde Vai o Seu Dinheiro, versão simplificada do parecer prévio do TCE/SC sobre as contas do governo do Estado relativas ao exercício de 2024 e que teve como relator o conselheiro Luiz Eduardo Cherem.

O material é publicado desde 2003, e a edição deste ano, com versões on-line para o celular, conta com inovações – acesse aqui. A primeira delas é que o Para Onde passa a funcionar como um hotsite, onde as informações aparecem de forma fluida e de fácil compreensão, assim como os gráficos e tabelas. Outra inovação é que cada um dos 14 temas destacados nesta edição têm uma abertura em vídeo gerado por inteligência artificial, com um resumo do capítulo. “A simplificação e a modernização da linguagem, que, a partir desta edição, inclui a inteligência artificial em vídeo como um dos elementos, explica onde o dinheiro da sociedade é aplicado e aproxima cada vez mais o cidadão da boa governança”, explica o relator.

Na avaliação do presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, que assina carta de apresentação na publicação, o Para Onde Vai o Seu Dinheiro “garante o direito à informação, valor fundamental para a democracia, como determina a Constituição do Brasil. Também favorece a transparência da gestão das contas públicas, exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal”, escreve. “Fiscalizar a aplicação do dinheiro público é um exercício de cidadania que contribui para a transformação social e a conquista de direitos”, completa.

Pontos de destaque

Foram 14 capítulos selecionados pelo comitê editorial da publicação para terem destaques nesta edição: Planejamento e orçamento; Execução orçamentária; Gestão contábil e gestão fiscal; Saúde; Previdência; Educação; Segurança pública, sistema prisional e Defesa Civil; Pesquisa científica e tecnológica; Empresas pública e mistas; Transparência; Meio ambiente e saneamento; FIA (e outros fundos); Ressalvas, recomendações e monitoramentos; e Emenda parlamentares.

Por decisão unânime, o TCE/SC emitiu, em sessão extraordinária híbrida do Pleno realizada em 4 de junho, parecer prévio pela aprovação das contas do governo do Estado relativas ao exercício de 2024, de reponsabilidade do governador Jorginho Mello. Houve duas ressalvas e 16 recomendações.

A partir desta versão do Para Onde, é possível acessar, no menu, os indicadores sociais de Santa Catarina, o relatório completo da Diretoria de Contas de Governo sobre as contas do governo, além do voto do relator, e as edições anteriores. A página também disponibiliza acesso às redes sociais do Tribunal de Contas.

 

 

 

Da redação

Fonte: TCE SC

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI