Novo app garante inclusão e acessibilidade em SC

O Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), lançou nesta quinta-feira, 12, o aplicativo “FCEE Digital”. A nova ferramenta permite o credenciamento e a emissão digital das carteiras de Passe Livre Intermunicipal e de Identificação das Pessoas com Autismo e Fibromialgia.
O aplicativo marca uma nova fase para pessoas com deficiência no estado, ao simplificar o acesso aos benefícios e promover a inclusão digital. Durante o evento na Casa da Agronômica, foram entregues as quatro primeiras carteiras de identificação para pessoas com fibromialgia, aguardadas desde a sanção da Lei Estadual nº 18.928, em junho de 2024.
O sistema substitui o processo antigo, que exigia a entrega e retirada presencial de documentos. Agora, basta que o usuário envie a documentação online pelo aplicativo. Após a análise, o documento poderá ser acessado em formato digital diretamente no celular. A versão impressa continuará disponível para quem optar por ela.
O governador Jorginho Mello destacou o impacto positivo da iniciativa: “Estamos colocando Santa Catarina na era da modernidade, com a carteira digital, para facilitar a vida das pessoas que já enfrentam dificuldades. Não é o estado que deve tornar isso pior, mas sim simplificar”, afirmou.
Jorginho Mello entrega primeiras carteiras digitais.
Como funciona
O aplicativo “FCEE Digital” permite que pessoas com deficiência solicitem suas carteiras de Passe Livre Intermunicipal e de Identificação de forma 100% digital.
Documentos: O usuário deve anexar os documentos exigidos diretamente no sistema.
Análise: Após a verificação pela FCEE, o benefício é liberado.
Acesso: A versão digital da carteira fica disponível no aplicativo.
As carteiras garantem benefícios como a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal e prioridade de atendimento em instituições públicas.
A presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, destacou a praticidade da nova solução. “Com apenas um toque, as pessoas terão acesso às suas carteiras de passe livre e de identificação, marcando uma nova era no acesso aos benefícios”, afirmou.
Cleia Aparecida Clemente Giosole, presidente da Associação Catarinense de Portadores de Fibromialgia e Amigos, também celebrou o avanço: “A carteira nos torna mais visíveis para a sociedade, garantindo dignidade e respeito.”
As instruções para baixar e usar o aplicativo estarão disponíveis no site da FCEE a partir de 16 de dezembro de 2024.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
