00:00
21° | Nublado

Nova gestão da Comcap quer tornar a estrutura de serviços de coleta e limpeza mais flexível e adaptada

Márcio Luiz Alves, novo presidente da Comcap (Foto: Adriana Baldissarelli/Divulgação)

Publicado em 09/01/2019

O coronel da reserva da PM Márcio Luiz Alves assumiu a presidência da Comcap com meta de melhorar a pronta resposta da Autarquia de Melhoramentos da Capital, concessionária dos serviços de coleta de resíduos e limpeza pública. Especialista em Defesa Civil e Segurança Pública, o novo presidente confia que a experiência em gestão de risco e desastre pode ser aplicada para melhorar o atendimento ao cidadão de Florianópolis, conforme tem determinado o prefeito Gean Loureiro.

“A cidade demanda respostas diárias da Comcap e, a cada dia, uma solução diferente deve ser oferecida. A geração de lixo é diferente todo dia, depende do clima, do período do ano, do número de visitantes, do poder aquisitivo e, acima de tudo, da atitude do cidadão ao descartar o produto pós-consumo”, analisa Márcio Alves. Ele explica que, se dimensionar toda a estrutura para atender o período de pico, entre Natal e primeiras semanas de janeiro, a Comcap fica muito cara. Se enxugar demais, dimensionando a estrutura para o período de baixa temporada, fica ineficiente.

“Vamos chegar a um ponto de equilíbrio que atenda às sazonalidades, de modo que a estrutura seja adequada para a média de produção, com processos suficientemente flexíveis para atender os momentos de alta e de baixa numa relação de custo e benefício favorável à cidade”, propõe o diretor presidente.

Para começar, Márcio Alves garante que irá focar na ampliação de estruturas para entrega voluntária de resíduos em três eixos:

- ampliação da rede de PEVs (pontos de entrega voluntária) de Vidros

- ampliação da rede de Ecopontos da Comcap, dotando-os de capacidade para receber também resíduos orgânicos para compostagem

- ações para manter limpo o Centro da cidade, incluindo a implantação de um Ecoponto para entrega voluntária de recicláveis secos e orgânicos.

- Também pretende melhorar a oferta de informação ao usuário da coleta com sistema web e aplicações em tempo real.

Perfil novo presidente

Márcio Luiz Alves é oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, foi para a reserva em 2015, ocupando posto de coronel, depois de 32 anos de serviços. Foi diretor da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina entre 2006 e 2010; secretário adjunto da Defesa Civil do Estado de 2011 a 2013; diretor da Fatma de 2013 a 2016, nas áreas de fiscalização, proteção de ecossistemas e administração. Pós-graduado em Gestão da Segurança Pública, começou mestrado em Engenharia Civil. Por sua destacada atuação em prevenção a desastres e em defesa civil, foi representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) durante 10 anos e chegou a presidir o Conselho Nacional de Defesa Civil. Foi delegado brasileiro nas conferências mundiais de Defesa Civil em Genebra, na Suíça, de 2007 a 2013, e na conferência das Américas entre 2008 e 2014. Representou o Brasil na Conferência Global Japão de 2005 e 2015. Na Prefeitura de Florianópolis ocupava a secretaria de Cultura, Esporte e Juventude antes de assumir a presidência da Comcap. É suplente de vereador e exerceu o cargos por dois meses em 2018.

O novo presidente tem ligação afetiva com a Comcap. Seu pai, Luiz Carlos Alves, o Baliza, foi diretor da fábrica de cimento ligada à origem da Comcap. Ele trabalhou na empresa de 1986 a 1990 e só a deixou quando morreu, vítima de câncer.

Da redação