Nova fase: governadora interina de SC, Daniela Reinehr conclama união da sociedade catarinense
A governadora interina Daniela Reinehr participou de suas primeiras atividades como chefe do Executivo estadual na manhã desta terça-feira, 27. Por volta das 9h30, ela presidiu a primeira reunião do secretariado no teatro Pedro Ivo e em seguida concedeu uma entrevista coletiva, na qual conclamou a união da sociedade catarinense. O objetivo, segundo Reinehr, é criar um clima de harmonia para ajudar Santa Catarina a superar o período de instabilidade política.
Durante a reunião de colegiado, Daniela Reinehr apresentou o seu novo chefe da Casa Civil, o general Ricardo Miranda Aversa, da reserva remunerada do Exército brasileiro. Ela contou que mudanças poderão ocorrer no primeiro escalão de Governo, porém, todas acontecerão conforme a necessidade, de maneira tranquila e ordenada, com o intuito de não gerar descontinuidade dos serviços prestados à sociedade catarinense.
Na coletiva de imprensa
A governadora interina Daniela Reinehr abriu a coletiva conclamando à união de todos em torno de seu Governo. “Hoje começamos uma nova fase. É um novo capítulo de uma história que começou a ser escrita há dois anos quando chegamos a esse Governo. Uma das minhas diretrizes é estabelecer um canal eficiente de comunicação tanto com os órgãos internos quanto com os órgãos externos. Austeridade, simplicidade, integração, diálogo, eficiência, desenvolvimento e legalidade são compromissos desse Governo”, afirmou a governadora.
Em relação à saúde, considerando a situação atual em decorrência da pandemia da Covid-19, a governadora interina disse que considera importante o cuidado com as pessoas, mas que não pretende “asfixiar” a economia. “As medidas mais restritivas são tomadas pelas prefeituras, que estão na ponta. Nós iremos orientar e balizar os parâmetros, mas as prefeituras que irão trabalhar dentro de suas necessidades de isolamento e distanciamento. Defendemos que quem cuida do paciente é o médico; é ele que está preparado para orientar o doente. Temos um bom relacionamento com o Ministério da Saúde e vamos manter os protocolos sugeridos”, ressaltou.
Quando questionada sobre como seria seu relacionamento com a Alesc, informou que irá conversar com todos os deputados, independente de partido, e salientou que mesmo sem ainda ter definido o(a) líder do governo na Assembleia, estará dentro do possível ouvindo e atendendo as demandas dos parlamentares. E completou que parlamentares também poderão ser convidados a participar do colegiado. Daniela aproveitou a oportunidade e elogiou a postura e trabalho da ex-líder do governo (Moisés), deputada Paulinha (PDT), que realizou um incansável trabalho na defesa da integridade do governo no parlamento.
Daniela Reinehr também comentou sobre a importância dos investimentos externos para o Estado. "No momento temos diversos investimentos estrangeiros direcionados para o Estado, dai a importância que a transição seja sem solavancos. Santa Catarina não pode parar”
Ela ressaltou ainda a importância de sua boa relação com o Governo Federal. "Como vice-governadora sempre fui muito bem recebida em Brasilia. Agora como governadora interina irei buscar o apoio necessário para o nosso Estado, tanto pelo lado político como pelo financeiro, para a realização das obras de infraestrutura tão necessárias para nosso Estado. Aliás, a Infraestrutura será um dos pilares de nosso governo, e para isso vou contar com todo apoio federal que conseguir", disse.
Hermann Byron Neto