00:00
21° | Nublado

Nova exposição de Victor Meirelles


Publicado em 28/05/2013

A nova exposição de longa duração do Museu Victor Meirelles, Entrelaços, que abre nesta quarta-feira (dia 29), às 17 horas, mostra as relações deste pintor catarinense com o seu tempo.

Tanto pelo seu período de aprendizado quanto pelas influências dos artistas de sua época, a obra de Victor Meirelles se entrelaça com a experiência da Academia, e seus exercícios de prática, enquanto busca também se efetivar e se consolidar a partir de seu processo criativo e suas dimensões técnicas.

Trata-se de um novo olhar sobre a vida e a obra de Victor Meirelles de Lima, ao mesmo tempo em que apresenta os diálogos com obras de artistas modernos e contemporâneos. A proposta da nova exposição é estimular o encontro de novos sentidos, correspondências e singularidades. Na medida em que se evidencia o incansável aprendiz por trás do pintor consagrado, renova-se o olhar sobre a sua obra, resgatam-se os vínculos, abrem-se as perspectivas interpretativas, e o artista se apresenta em sua dimensão humana.

Em um diálogo com a produção moderna e contemporânea, as obras do século XIX ganham novos contornos e possibilitam diferentes leituras sobre a Arte e o processo artístico.

O acervo do Museu Victor Meirelles está em processo permanente de formação e conta, atualmente, com um número expressivo de obras de Victor Meirelles, assim como de seu professor e de alguns de seus alunos, além de um crescente acervo de obras de arte moderna e contemporânea. São pinturas, gravuras e desenhos representativos de um período histórico que vai do século 19 até os dias atuais.

Ao se propor, como missão institucional, a difundir e promover os bens culturais da sociedade, educar e estimular a reflexão e a experimentação no campo das artes visuais, do patrimônio e do pensamento contemporâneo, o Museu Victor Meirelles busca, por meio de seu programa de exposições, despertar o interesse do público para as diversificadas nuances das obras de arte do seu acervo.

Da Redação