00:00
21° | Nublado

Nova edição do CINE DESIGN movimenta a última semana da Bienal.

Cena do filme 'Bill: the Master’s Vision' - Foto: Reprodução

Publicado em 06/07/2015

De 9/7 a 12/7 (quinta a domingo), a mostra Cine Design volta a ocupar o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com produções sobre design do Brasil, Estados Unidos, Holanda e Suíça. Esta segunda edição – a primeira foi exibida na semana de abertura da Bienal Brasileira de Design – traz novidades.  

O curador, professor e designer Gabriel Patrocínio adianta que a sessão tripla começará com o documentário “André Stolarski: fale mais sobre isso”, sobre o multitalentoso designer André Stolarski (falecido em 2013). “É uma homenagem de seus amigos, que falam sobre sua vida e seus trabalhos nas mais variadas frentes - design, arquitetura, música, cinema”, diz Gabriel.

Em seguida vem “Prelo”, um curta-metragem sobre a Tipografia Matias, em Belo Horizonte, que mostra como técnicas antigas ainda sobrevivem e encantam jovens designers. Por último o curta “Letras Que Flutuam”, de Fernanda Martins, sobre o trabalho dos "abridores de letras", como são conhecidos os pintores de letreiros dos barcos do Pará.

Mais destaques

Desta vez a curadoria programou em sequência os filmes sobre dois casais que tiveram uma atuação importantíssima no design dos séculos 20 e 21: os Eames e os Vignellis. - A intenção é promover a reflexão sobre a questão de gênero, sobre o papel da mulher nestas duas duplas extremamente criativas, em períodos diferentes da história recente. Tem também o filme “Bill: the Master’s Vision”, sobre Max Bill, que mostra as diversas facetas deste artista que teve uma presença fundamental no design no século 20.

Produção surpreendente

Os curadores já catalogaram quase 100 filmes sobre design, produzidos em todas as partes do mundo. “Trata-se de uma produção bastante significativa, que merece ser destacada e apresentada ao público brasileiro – ressalta o curador Gabriel Patrocínio. “São filmes que, em sua maioria, interessam não somente aos profissionais e estudantes de design, mas também a arquitetos, urbanistas, ilustradores, profissionais de moda e o público em geral”, esclarece.

A partir do sucesso obtido na Bienal, a intenção da curadoria é levar a mostra Cine Design a outras cidades. “Nosso desejo é levar adiante a ideia original de estabelecer intercâmbio com festivais similares que já acontecem em outros países levando filmes produzidos no Brasil e na América Latina para o festival de Cingapura, por exemplo, com o qual já mantemos contato, e trazer filmes de lá para nossa mostra”, conclui o diretor.

O Cine Design 2 é uma parceria entre a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, Fundação Catarinense de Cultura, Cinema&Audiovisual da Unisul e Cineclube cinema Unisul. Confira as sinopses dos filmes da mostra no site www.cinedesign.com.br.

Bienal Floripa 2015

As atrações da Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, inaugurada em 15/5, poderão ser visitadas até o dia 12/7. O evento – com sete exposições em cartaz e mais de 150 atividades paralelas, acontece em vários pontos da capital catarinense. Com o tema “Design para Todos”, exibe projetos que atendem a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero, classe social ou escolaridade, dentro do chamado design acessível ou design universal. Confira a programação no site oficial: www.bienalbrasileiradedesign.com.br.

Da redação