Nota conjunta em defesa do Jornalismo e dos Jornalistas
 
		
		
		
		As entidades abaixo signatárias repudiam e manifestam profunda indignação contra a atitudepública de uma Deputada Federal de SC, que expôs em redes sociais a conduta de um estudante Jornalismo da UFSC, estagiário no Grupo ND, chamando-o de “canalha” e expondo sua imagem em uma transmissão ao vivo pela internet.
O referido estagiário realizou, por troca de mensagens escritas, uma entrevista com aassessoria da Deputada sobre a vinda de migrantes para o estado, e o material foi aproveitadopor meio de critérios editoriais, de forma absolutamente correta e idônea, utilizando citações “ipsis litteris” contendo as respostas enviadas pela parlamentar.
Inconformada com a repercussão da reportagem a escolha da parlamentar foi ofender,caluniar e expor o estagiário, sua supervisão na empresa e a própria direção da publicação,como se as escolhas rigorosamente editoriais fossem mentirosas ou falsas.A empresa solidarizou-se com o estudante e igualmente manifestou indignação diante doocorrido.
A intimidação, a ameaça e as ofensas são potenciais vetores para o verdadeiro Jornalismo. E oaprendizado de jovens estudantes deve lhes ensinar que a proteção da prática jornalística e adefesa do exercício profissional devem estar nas Escolas, nas empresas, nos leitores. Estes, na essência, saberão separar as fontes, especialmente agentes públicos, que vivem de “lacrar”, eaquelas que tratam a verdade – matéria prima do Jornalismo – com o respeito que se exige dela.
Florianópolis, 07 de julho de 2025.
Assinam a nota:
Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista
Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de SC
Departamento de Jornalismo da UFSC
Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC
Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC 
 
 
	
	
	
	
	
Outros posts Ver todos
 
	
	
	
	
	
 
		 21° | Nublado
 21° | Nublado

