Mundo feminino
A Fundação Cultural Badesc abre na quinta-feira, 28 de abril, às 19h no Espaço Fernando Beck, a exposição Corpos e Partes, de Ana Norogrando. No trabalho, a artista várias vezes premiada, emprega fragmentos de corpos de manequins e peças descartadas de máquinas e equipamentos agrícolas para tratar de questões como gênero e feminismo.
“No mundo em que vivemos muitas questões e lutas que consideramos importantes foram banalizadas e a cada dia as questões referentes à mulher parecem-me que estão retornando à idade média. A violência está aumentando, conforme as estatísticas. Em minha trajetória, meus trabalhos, de modo muito sutil e às vezes direto, sempre referenciaram o contexto feminino e esta exposição apresenta de modo tênue e silencioso algumas personagens emblemáticas deste contexto”, explica Ana Norogrando.
Corpos e Partes reúne trabalhos realizados em 2013 e 2015 e traz algumas obras inéditas. “ As esculturas desta fase são únicas pois têm relação com a figura humana - normalmente meus trabalhos não são figurativos. Além dos materiais que habitualmente emprego como ferro, aço, resina, estou utilizando partes de manequins descartados”, acrescenta a artista.
Sobre Ana
Natural de Cachoeira do Sul (RS), Ana Norogrando realiza desde 1980 exposições individuais, participa de bienal e exposições coletivas no Brasil e no exterior. Tem obras em importantes acervos públicos e coleções particulares. Como destaque em sua produção, obteve prêmios em pintura, escultura e design de joias. Trabalha predominantemente como escultora em diferentes materiais e também desenvolve projetos em videoinstalações.
Serviço:
O que: Abertura exposição Corpos e Partes, de Ana Norogrando
Quando: 28 de abril (quinta-feira), às 19h - visitação até 2 de junho
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita
Figura em vermelho
Articulação II
Visor com figura e tecidos