Mulheres devem redobrar cuidados com a saúde nesta estação
O verão esta aí e a tendência é de que as pessoas passem mais tempo na praia ou na piscina. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para que esse momento de lazer não traga problemas de saúde, principalmente para as mulheres. A ginecologista Luísa Guedes explica que a candidíase é a principal doença que as mulheres contraem nesta época do ano.
"A candidíase se prolifera mais facilmente em meios quentes e úmidos, proporcionados pelos biquínis e roupas molhadas". Segundo a médica,a prevenção passa por evitar permanecer com as roupas úmidas por muito tempo, além de lavar roupas íntimas e de banho com sabão neutro, enxaguar abundantemente e deixar secar em local arejado. O tratamento para candidíase é um antifúngico oral ou vaginal, que deve ser prescrito pelo médico.
O herpes também pode se manifestar nestes períodos. A infecção é causada por vírus e sua reativação pode ocorrer devido a fatores como exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas da doença.
Outras dicas podem proporcionar mais conforto para as mulheres durante o verão, como evitar usar calças apertadas e optar por vestidos ou saias e calcinhas de algodão. Manter a higiene íntima e optar por sabonete neutro, manter a higiene das roupas íntimas e não compartilhar objetos de uso pessoal, como sabonetes e toalhas.
Da redação