Movimento Setembro Verde em Santa Catarina
A Campanha Setembro Verde em Santa Catarina, promovida pelas Sociedade Catarinense de Coloproctologia –SCCP, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC tem como objetivo alertar para a necessidade da prevenção do câncer de intestino, que hoje já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Confira algumas das ações que serão realizadas no mês de setembro com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção.
FLORIANÓPOLIS
- Lançamento oficial no dia 02 de setembro no Beiramar Shopping, em Florianópolis, com talkshow sobre saúde e prevenção.
- Beiramar Shopping: o shopping estará todo iluminado em tons de verde em adesão a campanha de prevenção ao câncer de intestino.
- Mutirão de aceleração no Hospital Universitário – HU para realização de colonoscopia durante todo o mês de setembro. O objetivo é realizar cerca de 200 exames, número quatro vezes maior do que as 50 colos realizadas em 2018.
- Dia D será realizado no 27 de setembro no auditório do HU, com objetivo de capacitação dos médicos de todo estado e compartilhamento de novidades na área.
- Iluminação na avenida Beira-mar Norte, Praça Portugal, Praça Sesquicentenário, Monumento do Pezão (em frente ao Majestic) e Praça XV de Novembro, incluindo a Figueira Centenária e clínica Endocentro.
SÃO JOSÉ
- A cidade de São José também terá pontos turísticos e a prefeitura iluminados em tons de verde.
Sobre o câncer de intestino
O câncer de colorretal, conhecido também como câncer de intestino, já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.
Um dado preocupante vem gerando alerta: aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens. A campanha tem o objetivo de oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.
Um alerta que as sociedades fazem, buscando disseminar informações, é que os jovens devem repensar maus hábitos para tentar prevenir para o câncer colorretal. Esse tipo de tumor está surgindo com mais frequência em adultos jovens. As indicações
O câncer colorretal é altamente curável, especialmente quando diagnosticado cedo, por isso é importante fazer exames. A cirurgia, associada algumas vezes à quimioterapia e radioterapia, é usada como tratamento. Os exames são indicados a partir dos 50 anos.
Da Redação