00:00
21° | Nublado

Movimento nos aeroportos de SC atinge 8,2 milhões de passageiros

O estado avança no turismo internacional, atraindo 127% mais visitantes de outros países. (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Publicado em 28/01/2025

Santa Catarina alcançou uma marca histórica em seus aeroportos em 2024, registrando mais de 8,2 milhões de passageiros, um aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior. Esse é o terceiro ano consecutivo de crescimento no setor. O destaque ficou na movimentação internacional, com 890 mil passageiros, representando um salto de 127,6%, colocando o estado como o terceiro maior do país nesse segmento.

Segundo a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os números refletem os esforços para fortalecer a infraestrutura aérea e turística. “Foi necessário criar uma estrutura à altura da demanda. Investimos na logística e no turismo para atender as expectativas e atrair mais visitantes ao nosso estado”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O secretário da SPAF, Beto Martins, destacou a importância dos novos voos internacionais para o crescimento. “A chegada de rotas para a América do Norte e Europa foi essencial para consolidar Santa Catarina no cenário global. É fruto de um trabalho conjunto entre o setor público e a iniciativa privada.”

O setor de cargas também apresentou desempenho expressivo, com 20,6 mil toneladas movimentadas, um aumento de 43,4% em relação a 2023. O mercado doméstico respondeu por 15,7 mil toneladas, enquanto o internacional alcançou 4,9 mil toneladas, com impressionante alta de 99,6%.

Entre os aeroportos catarinenses, Florianópolis liderou, com 4,8 milhões de passageiros, seguido por Navegantes (2,1 milhões) e Chapecó (614,6 mil). Joinville, Jaguaruna e Correia Pinto completaram o ranking, reforçando o crescimento em todas as regiões do estado.

Santa Catarina desponta como referência nacional, com crescimento no setor aéreo 3,5 vezes superior à média do Brasil, consolidando-se como destino de destaque para turismo e negócios.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI