00:00
21° | Nublado

Movimento internacional nos aeroportos de SC dispara

O fluxo internacional nos aeroportos catarinenses segue em alta, consolidando o estado como um dos principais destinos do país. (Foto: Roberto Zacarias/SECOM)

Publicado em 25/03/2025

O movimento de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina registrou um aumento expressivo nos primeiros dois meses de 2025. Com 410 mil embarques e desembarques nesse período, o crescimento foi de 63% em comparação ao mesmo intervalo de 2024. Esse volume já representa 46% do total movimentado ao longo do ano passado. Os dados foram levantados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Desde 2023, o setor de aviação internacional em Santa Catarina acumula um crescimento de 552%, consolidando o estado como o terceiro maior do país em movimentação de passageiros internacionais.

"O interesse global por Santa Catarina só aumenta, e por isso buscamos fortalecer parcerias com companhias aéreas internacionais, como a Copa Airlines, conectando o estado ao Panamá, e a TAP, com voos diretos para Portugal. Seguimos trabalhando para expandir as opções e reduzir ainda mais as distâncias", destacou o governador Jorginho Mello.

A meta para 2025 é superar 1,1 milhão de passageiros internacionais nos aeroportos catarinenses. "Os números deste início de ano reforçam que esse objetivo é viável. O governo tem concentrado esforços para impulsionar ainda mais esse crescimento", afirmou o secretário da SPAF, Beto Martins.

Setor de cargas também avança

Além do aumento na movimentação de passageiros, o transporte de cargas internacionais também registrou alta. No primeiro bimestre de 2025, foram transportadas 1.056 toneladas, representando um crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse volume equivale a 21,4% de toda a carga movimentada internacionalmente em 2024.

Voos domésticos mantêm crescimento

O fluxo de passageiros em voos domésticos também apresentou avanço. Entre janeiro e fevereiro de 2025, os aeroportos catarinenses registraram 1,1 milhão de passageiros em voos nacionais, um aumento de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2024.

Entre os aeroportos, Florianópolis teve o maior volume de movimentação, com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil em voos domésticos e 410 mil em voos internacionais. Navegantes registrou 375,8 mil passageiros, seguido por Chapecó (85,7 mil), Joinville (79,3 mil), Jaguaruna (17,5 mil) e Correia Pinto (3,4 mil).

Em relação à movimentação de cargas, Florianópolis liderou com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas em voos domésticos e 1,056 mil toneladas em operações internacionais. Navegantes transportou 883,5 toneladas, Joinville 198 toneladas, Chapecó 132,1 toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI