00:00
21° | Nublado

Mostra Jovens Designers termina neste domingo, 12/7

Foto: Divulgação

Publicado em 09/07/2015

Em maio, Florianópolis se tornou a capital do design com a chegada da mostra Jovens Designers. A exposição reúne 40 produtos e protótipos de 63 universitários de design de produto de todo o Brasil. Estão presentes na mostra os sete projetos mobiliários retornaram de Milão (Itália), após exposição no Salone Satellite 2015; o projeto vencedor do Prêmio Deca de Design Sustentável e o Troféu Destaque desta quinta edição.   

Em cartaz no Shopping Iguatemi até este domingo 12/7 e parte integrante da Bienal Brasileira de Design, com o tema é “Design para todos”, a mostra Jovens Designers tem objetivos como estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Os visitantes podem conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. Para a exposição em Florianópolis, o projeto trouxe novidades: um aplicativo de celular que ajuda o visitante a obter mais informações sobre cada produto.

Com realização da Origem Produções, patrocínio da Deca e apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Associação dos Designers de Produtos (ADP) e da Bienal Brasileira de Design, a 5ª Mostra Jovens Designers tem curadoria de Auresnede Pires Stephan e cenografia assinada pelo designer Sergio J. Matos.

“O projeto Jovens Designers tem como objetivo estimular a formação de novos talentos, revelando a pluralidade da produção dos estudantes das diversas regiões brasileiras. Os 40 produtos selecionados para a exposição se destacam pela criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos, como mobiliário, saúde e bem-estar, tecnologia, infantil, entretenimento, entre outros”, conta Marici Vila, sócia fundadora da Origem Produções.

Os 63 universitários selecionados vieram de 24 universidades, em 12 cidades e oito estados (Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Design MCB, Salão Design Movelsul, Talento Volkswagen Design 2013 – Soapbox Gran Prix, Prêmio Tok&Stok, Prêmio Sebrae Minas Design, Prêmio ABRE, Prêmio Idea Brasil, Prêmio Idea Brasil / EUA, Prêmio Alcoa de Inovação e Alumínio e Desafio de Design Odebrecht Braskem.

“Nossa metodologia de seleção foi avaliar projetos desenvolvidos entre os anos de 2011 e 2013, que fossem prioritariamente Trabalhos de Conclusão de Curso e/ou projetos que se destacaram como produção acadêmica de real contribuição, independente da série”, salienta o professor Auresnede Pires Stephan, presente desde a 1ª edição do projeto. “Foram também selecionados projetos vencedores das mais diversas premiações realizadas no território nacional, da categoria Estudante”.

A preocupação em atender às necessidades sociais, mais uma vez, tem papel de destaque. Estão sendo apresentados projetos médico-hospitalares e do terceiro setor, pensados especialmente no contexto do nosso país, como cadeira de banho para crianças com paralisia cerebral, cama hospitalar que facilita a comunicação e sistema com bicos específicos em bolsas de soro que auxilia a identificar de forma rápida os medicamentos.

Além da mostra, estão sendo oferecidos debates e encontros com diferentes profissionais da área de design. “A exposição em Florianópolis marca o lançamento da 6ª edição da mostra, que começou aqui na cidade e só termina em 2017”, explica Andressa Sirino, produtora cultural da Origem Produções.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11 às 22h, no piso G3 do Shopping Iguatemi. Mais informações: www.jovensdesigners.com.br. A entrada é gratuita.

Da redação