Mercado de trabalho de SC supera a média do Brasil
A economia catarinense segue aquecida e em crescimento. Em outubro, o estado criou 10.125 novas vagas de empregos formais, um aumento de 0,39%, superando a média nacional de 0,28%, com o Brasil gerando 132,7 mil novas vagas no mês. O desempenho de SC foi 40% superior ao do país, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Santa Catarina ficou em quinto lugar entre os estados com maior saldo de empregos, com destaque para o setor de serviços, que liderou as contratações (+4.729). O comércio (+3.506) e a indústria (+907) também tiveram bons resultados. Em 2024, o estado acumula 140.011 novas vagas, um crescimento de 48,3% em relação ao ano passado, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
No setor de serviços, as áreas de informação, comunicação, finanças e administração pública se destacaram, com 30.670 e 18.584 novas vagas, respectivamente. A indústria também apresentou bom desempenho, com a transformação sendo responsável pela maior parte dos 45.803 postos gerados. As áreas de fabricação de produtos alimentícios, têxteis e vestuário tiveram os maiores saldos de emprego.
O governador Jorginho Mello ressaltou a criatividade e resiliência do povo catarinense, destacando que, apesar da pequena extensão territorial, o estado cresce acima da média nacional. O Governo tem trabalhado para apoiar quem gera emprego e atrair investidores, contribuindo para a criação de mais oportunidades de trabalho.
O Secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, enfatizou que Santa Catarina vive um ciclo de crescimento econômico sólido, com a economia estadual crescendo quase um terço acima da nacional e a indústria se expandindo quase o dobro. Isso reflete indicadores sociais positivos, como uma das menores taxas de desemprego e aumento salarial, colocando o estado como referência nacional.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI