00:00
21° | Nublado

Massa de ar frio derruba as temperaturas pelo Estado nesta terça

Na região serrana catarinense deve ter mínimas negativas (Crédito da foto: Arquivo / SECOM)

Publicado em 27/05/2024

De acordo com o departamento de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a terça-feira (28), deve ser um dos dias mais frios do ano em Santa Catarina. O avanço de uma massa de ar frio provoca um declínio acentuado nos termômetros. Entre o Grande Oeste e os planaltos, as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C, na manhã desta terça, sendo que nos pontos mais altos da Serra, ficarão negativas.

Durante todo o dia, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deixam a sensação térmica ainda mais baixa, intensificando a sensação de frio. O frio intenso persiste ao longo da semana, até pelo menos quinta (30), especialmente nas primeiras horas do dia.

 

(Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina)

 

Mar grosso, risco de ressaca e fortes rajadas de vento

O processo de formação de um ciclone no mar que iniciou nesta segunda (27), e persiste nesta terça-feira, 28, entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, favorece a agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul podendo atingir entre 2,0m e 2,5m.

Entre a terça (28), e a quarta (29), com o ciclone já estabelecido em alto mar, a agitação marítima aumenta ainda mais, trazendo condições para mar grosso e ressaca no Litoral Sul, com ondas de sul/sudoeste entre 3,5m e 4,0m próximo à costa.

 

(Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina)

 

Na Grande Florianópolis o mar fica muito agitado e são esperadas ondas de sul/sudoeste entre 2,5m e 3,5m. Nestas regiões, em alto mar e em áreas costeiras, também são esperadas fortes rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e erosão costeira.

Por conta da agitação marítima, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. As medidas visam garantir a segurança de todos, uma vez que as condições do mar podem apresentar riscos à vida.

 

 

Da redação

Fonte: Defesa Civil

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045