Máscara escudo: uso pode gerar penalidade na Capital
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Sanitária, informa que máscaras do tipo face shield não substituem máscaras de tecido e TNT. Isso porque as mesmas sozinhas não oferecem toda proteção necessária contra o novo coronavírus. Caso a máscara escudo (face shield) seja utilizada sozinha, sem máscaras por baixo, a população ou estabelecimentos poderão ser penalizados pela má utilização do equipamento de proteção.
A recomendação esteve presente desde a primeira orientação em decretos municipais sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em território municipal. São recomendadas máscaras de tecido, ou sem tecido do tipo máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras de TNT.
A administração municipal informa ainda que o uso de máscaras não substitui outras medidas para conter a disseminação do novo coronavírus, como a lavagem de mãos, distanciamento social e uso de álcool 70%.
Caso a população presencie alguma irregularidade por parte de estabelecimentos ou pessoas físicas, a Prefeitura orienta que seja feita denúncia. Para denunciar é preciso ligar no 153 da GMF para mandarmos uma equipe ou enviando fotos e informações pelo link: https://covidometrofloripa.com.br/ na aba “denúncias Vigilância Sanitária”.
Da redação