00:00
21° | Nublado

Mapa dos sonhos: como fazer e por que ter um?

Otimismo e energia são os principais pontos para a conquista de tudo que você deseja que aconteça na sua vida nos próximos meses (Foto: Divulgação)

Publicado em 01/04/2017

O Mind Map (Mapa Mental) é uma espécie de diagrama que busca trabalhar, de um único centro, o ponto que vai irradiar outras áreas de sua vida, ou seja, outras informações que vão se correlacionar com determinadas áreas. De acordo com a consultora holística, Lyziane Menezes, o mapa dos sonhos é uma técnica utilizada para se observar do ponto mais alto, quais são seus sonhos e desejos. Basicamente, são as coisas que gostaríamos de conquistar e trazer para a realidade. Existem basicamente duas formas de levar a vida: seguindo o caminho que você deseja seguir e a outra é ser conduzido sem ter controle do caminho que você está seguindo.

Para iniciar o mapa dos sonhos é importante que você permita se colocar diante de situações cotidianas sem julgar o certo ou errado. Muitas pessoas apresentam bloqueios em relação aos sonhos por não acreditarem que devem ter significados. Por isso, de alguma maneira ela acaba ligando os sonhos a uma série de questões.

>>>>> Leia também:

Como a gratidão pode controlar a ansiedade

Aprenda a usar as críticas a seu favor

Uma delas é que você deve responder a si mesmo o quer de verdade. Exemplificando de uma maneira prática – qual é o seu sonho? Quando não sabemos o que queremos somos conduzidos por outras pessoas e privamos nossos desejos. “A partir do momento que você sabe quais são os seus sonhos e acredita no potencial próprio para realiza-los, você toma o controle do seu destino e passa a direcionar seus desejos em busca de algo que você acredita que pode ter”, ressalta a especialista Lyziane Menezes.

Como fazer o mapa dos sonhos?

1° passo: escolha uma folha A3, você vai precisar apenas de um papel e uma caneta ou opte por sistemas em aplicativos na web que disponibilizam as ferramentas online para fazer o mapa. Vale ressaltar que as duas formas são válidas e dão certo da mesma maneira;

2° passo: desenhe um balão simples no centro da folha e coloque seu nome nesse ponto principal, após crie mais quatro balões, entre eles estão os aspectos: físicos, emocionais, mentais e espirituais. A ideia é que você construa como se fosse uma árvore de informações. “Só que em vez de construir pensando nas coisas que você já tem ou faz, o intuito será idealizar aquilo que você ainda não possui”, destaca Lyziane. Por isso, se chama mapa dos sonhos. A partir desses balões que foram criados você irá criar outros círculos relacionando com a área desejada, especificando ainda mais os seus sonhos, como, por exemplo, na parte física você cria outro balão dizendo que você desejar mudar sua alimentação;

3° passo: a ideia é que você consiga manter sua mente focada nesse propósito. Uma vez que você faça o mapa, deve mantê-lo próximo de você, focando naquilo que deseja trazer para a sua vida;

4° passo: seja objetivo e específico quando for relacionar as áreas com os sonhos, traga para cada uma aquilo que você deseja, como, por exemplo, na parte física (desejo fazer mais exercícios físicos e perder 10kg em 6 meses), na área emocional (desejo encontrar alguém amoroso e carinhoso), na parte mental (desejo focar nos estudos e quero melhorar meu astral durante a rotina), na área espiritual (vincule com as suas inspirações e realizações que você quer para a sua vida, não precisa ser necessariamente ligado à religiosidade);

5° passo: tire um tempo para você quando for realizar o mapa, é preciso se preparar para colocar exatamente o que você deseja. Por isso, esteja aberto para fazer - de preferência - num lugar tranquilo porque ele envolverá um tempo para você analisar o que realmente busca.

"Existem vários estudos que comprovam a importância do nosso pensar e das vibrações de energia que enviamos para que os nossos sonhos se realizem. Mantenha sempre o mapa próximo de você, observando o que foi colocado ali. Não faça só por fazer. Coloque toda sua energia, acreditando nos seus sonhos”, recomenda a consultora holística Lyziane Menezes.

O mapa dos sonhos pode ser feito por qualquer pessoa e é muito utilizado em escolas, para que as crianças relacionem de uma maneira sistêmica seus saberes. O Mind Map é interessante para memorização e aprendizado, pois relaciona várias áreas em muitas perspectivas.

 

 

 

Da Redação