Manutenção: linha de transmissão que atende a Grande Florianópolis passará por obras
Nesta semana, a Celesc iniciou uma operação complexa de manutenção na linha de transmissão (LT) de 69 kV que chega à Subestação Coqueiros, na parte continental da capital. O objetivo da ação, segundo a companhia, é garantir mais qualidade no atendimento de 40 mil unidades consumidoras (UCs) da região da Grande Florianópolis, pelos próximos 10 anos.
Os trabalhos vão envolver cerca de 30 empregados de diversas áreas da empresa e a previsão para o término dos serviços será de 20 dias, podendo ser prorrogada em função das condições meteorológicas do período. De acordo com o gerente do Departamento de Operação do Sistema Elétrico da Celesc, José Léo Nesi, a operação é complexa. Ele explica que a diminuição de pessoas nas ruas, devido ao isolamento para conter a pandemia, facilita o trabalho - já que a linha de transmissão atravessa uma área urbana.
Para garantir a continuidade das operações, a distribuidora adotou uma solução criativa: a instalação de um transformador móvel na Subestação (SE) Florianópolis-Capoeiras e o uso de uma LT de 138kV que sai dessa unidade, passa pela SE Coqueiros e vai até a SE Trindade, que fica no bairro Córrego Grande, na Ilha de Santa Catarina.
Da redação