Mais de 40 km de rede de esgoto já foram instalados em Ingleses e Santinho
Desde o dia 07/01, quando as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho foram retomadas, as equipes que trabalham com instalação de rede ultrapassaram a marca de 40 km do total de 58 km previstos no projeto. Segundo dados do relatório do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para executar as obras) divulgados na quarta-feira (30/01), durante o primeiro mês do ano os operários conseguiram conectar 770 metros de tubulações, chegando a 40,05 mil metros e aproximando-se de 70% do total de rede a ser instalada.
Desde que retornaram ao trabalho após a interrupção das obras no período de final de ano, as equipes vêm trabalhando em cinco frentes, quatro delas situadas na região Norte de Ingleses (ruas Ilha de Galés, Abel Álvares Cabral Junior, Morro das Feiticeiras e Brisamar) e uma (que trabalhou primeiro na Servidão Cassiano Gregório Flor e desde o dia 29 passou a atuar na Servidão Dercídio Manoel Sagaz) nas proximidades da Rodovia João Gualberto Soares (Ingleses do Rio Vermelho), para onde foi deslocada a equipe que trabalhava na rua Recanto do Sol. "Isso já estava previsto, pois em todas essas localidades há menor circulação de pessoas e automóveis,o que minimiza os transtornos causados pelas intervenções nas vias", justifica o engenheiro Fábio Krieger, gerente de construção da Casan.
Segundo Krieger, na região Norte de Ingleses normalmente o solo registra um grande acúmulo de água devido ao alto nível do lençol freático, o que torna o processo de escavação bem mais difícil e demorado, e as quatro frentes que lá trabalham instalaram a rede em profundidades acima de 3 metros (chegando até 4,20 metros em alguns trechos). São fatores que deixam o trabalho mais demorado. "Para se ter uma ideia do nível de dificuldade provocado pela combinação dessas condições de trabalho, entre os dias 21 e 26 de janeiro, a equipe que trabalhava na servidão Cassiano Gregório Flor - onde o solo é mais seco e a rede foi instalada a 2 metros de profundidade - conseguiu conectar 99 metros de tubulações, enquanto que no mesmo período, na área próxima à rua das Gaivotas o maior avanço registrado foi de 56 metros (na rua Morro das Feiticeiras). Uma diferença de 43 metros, o que corresponde a aproximadamente 7 tubos", explica Krieger.
Além dessas dificuldades, a chuva intensa e que se estendeu ao longo de toda a última quinta-feira (24/01), impossibilitou a execução de trabalhos naquele dia. Mesmo assim, o progresso total da semana foi de 282 metros, o que corresponde a uma média diária de 56 metros. Para os próximos dias, a programação das equipes prevê a continuidade das intervenções nas vias em que as equipes estão trabalhando, e paralelamente às obras de ampliação do sistema, o Consórcio vem realizando a instalação de Caixas de Inspeção (CIs) e redes auxiliares. Qualquer alteração da programação será previamente informada à comunidade.
O projeto
Viabilizado a partir de uma ação conjunta da Casan, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão 58 km de rede instalada, cerca de 4500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário.
Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em funcionamento. No momento certo, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela Casan que as ligações podem, então, ser efetivadas.
Da redação