Mais de 21 toneladas de lixo fora dos mares de SC
O projeto “Limpeza dos Mares”, realizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, recolheu mais de 21 toneladas de resíduos do litoral de Santa Catarina em 2024. A 11° temporada teve seis etapas distribuídas por Florianópolis e região. Na capital, a retirada de lixo dos mares, costões e restingas ocorreu nas ilhas do Francês, Mata Fome e Arvoredo, além das praias do Pântano do Sul, Canajurê e Ingleses, em dois momentos. A ação também esteve em Governador Celso Ramos, nas praias do Tinguá e Fazenda da Armação. Ao longo de 11 anos, o projeto já soma 187,5 toneladas.
O ano de 2024 foi marcado por importantes conquistas e iniciativas. A primeira Olimpíada Escolar do Limpeza dos Mares, envolvendo escolas da Grande Florianópolis, incentivou a conscientização ambiental entre jovens. Mais de 2.000 crianças foram atendidas em escolas com palestras educativas e exposições do lixo retirado durante as etapas. Outra realização destinada ao público infantil foi o lançamento da Revistinha “Turma do Limpeza dos Mares”, com conteúdo educativo distribuído para crianças.
"Esta temporada foi especial em muitos sentidos, e cada ação realizada reforça nosso propósito de cuidar dos nossos mares e inspirar mudanças de comportamento em prol do planeta", destaca Mané Ferrari, idealizador do projeto.
O projeto também lançou o primeiro barco de monitoramento do lixo marinho da região Sul do Brasil, equipado para identificar focos de resíduos e apoiar o trabalho do projeto. Para o verão 2024/25, será realizada a Blitz de Conscientização Ambiental em locais de maior concentração de embarcações, com a distribuição de kits educativos, utensílios reciclados, bonés, copos personalizados, revistinhas da Turma do Limpeza e sacolas recicláveis.
Michele Ferrari, coordenadora do projeto, celebrou os resultados e destacou o papel transformador da iniciativa. "Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e de que estamos deixando um legado. Cada tonelada de lixo retirada, cada palestra ministrada e cada criança impactada reforça o poder da conscientização e do trabalho coletivo. Essa união entre voluntários, comunidade e parceiros é o que faz o ‘Limpeza dos Mares’ continuar crescendo."
Com o encerramento da 11ª temporada, o projeto segue como referência em ações de preservação ambiental, incentivando a conscientização e mobilizando voluntários para cuidar dos mares e praias de Santa Catarina.
O “Limpeza dos Mares” tem como patrocinador mantenedor o Fort Atacadista e apoio institucional da Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul, Floripa Sustentável e Soamar Florianópolis, e ainda as prefeituras dos municípios envolvidos nas ações. Nas etapas realizadas, conta ainda com os apoios oficiais das empresas Marina Blue Fox, Sanautica, Netuno Geradores, Mano 's Comunicação, Navitec, Marina Atlântida e Boatlux.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI