Instituto Guga Kuerten premia transformação social
Na 19ª edição do Prêmio IGK, realizada na última quarta-feira, dia 17, no Faial Prime Suítes, foram conhecidas seis histórias, que desenvolvem ou divulgam ações sociais que envolvem crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência e utilizam, preferencialmente, o esporte como estratégia de desenvolvimento integral.
Uma manhã pra ficar na memória! Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, trouxe no discurso de encerramento o tema desta edição: Participar faz a diferença. “Muito mais do que participar e ter grandes parceiros junto a nós, somos gratos a todos que participam ativamente para fortalecer o IGK diariamente. São 22 anos de muita história, empenho e dedicação.” ressalta Alice Kuerten.
Em busca de projetos e pessoas inspiradoras, o IGK já atendeu por meio do esporte e da educação, mais de 104 mil pessoas, em aproximadamente 190 cidades de Santa Catarina.
Durante a cerimônia de premiação, junto aos colaboradores, conselheiros e parceiros do IGK, foi comemorado os 22 anos do Instituto com homenagem à presidente, Alice Kuerten, e direito a parabéns especial junto ao IGKDance.
Lançado no dia 17 de agosto de 2000 e com sede em Florianópolis, o IGK desenvolve iniciativas esportivas, educacionais e sociais para que esse público possa conquistar a cidadania. O Instituto é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Conheça os vencedores da 19ª edição do Prêmio IGK:
1 - Projeto Geração da Chico
O Projeto Geração da Chico fica localizado no bairro Monte Cristo, na Comunidade Chico Mendes. Eles atuam promovendo o desenvolvimento psicológico, social e profissional das crianças e adolescentes de 120 famílias da comunidade. Através de doações, apadrinhamentos, tem o objetivo de contribuir para a construção da vida de crianças e adolescentes, oferecendo oficinas socioeducativas, reforço escolar, atendimento psicológico, serviços de suporte jurídico e de saúde, além de preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho.
2 - Idosa que encontrou na corrida disposição
Dona Eni Griss Costa encontrou na corrida disposição para seguir a vida. Com 74 anos, D. Eni corre longas distâncias e procura se manter ativa também na academia. A corrida serviu de estímulo para ocupar a mente e manter o corpo ativa, mas a maior felicidade veio quando recebeu a primeira medalha. Hoje, no cantinho das vitórias, D. Eni reúne diversas medalhas e se orgulha muito disso.
3 - Professora destaque na ONU
A professora Patrícia Wanderlinde, de Itajaí, vendo o desperdício de alimentos na escola em que trabalha, resolveu criar um projeto com os alunos que reaproveitasse e diminuísse esse desperdício. O assunto virou referência e a professora foi destaque na Organização das Nações Unidas (ONU).
4 - Projeto Mães do Frei
Solidariedade e empreendedorismo são assuntos que ganham cada vez mais relevância. Enquanto o primeiro diz respeito à capacidade das pessoas em pensar de forma coletiva, o segundo refere-se à oportunidade de prosperar profissionalmente e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria da sociedade. E é exatamente sob essas perspectivas que o projeto Mães do Frei vem se desenvolvendo. O objetivo da iniciativa é proporcionar às alunas conhecimentos técnicos e específicos para a produção de peças como máscaras de proteção, almofadas, toalhas, panos de copa e fronhas. Parte dos produtos é doada para famílias do bairro e outra parte é comercializada por meio de parcerias com o comércio local.
5 - Associação Laura dos Santos
A Associação Laura dos Santos atende mais de 200 crianças no Brejarú e Frei Damião, comunidades da Palhoça e caracteriza-se como uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter educativo, beneficente e de assistência social. Tem como finalidade atender crianças, adolescentes e suas famílias por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conjugando Educação e Proteção Social Básica em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação e SUAS – Sistema Único de Assistência Social. É regida por um Estatuto Social, leis vigentes e tem por objetivo promover e defender os direitos constitucionais, especialmente no que se refere às políticas públicas.
6 - Paratleta que criou um jogo de xadrez com comando de voz
Kaled Weirich Oro, desenvolveu um jogo de xadrez on-line para pessoas com deficiência. Kaled nasceu com paralisia cerebral e joga xadrez desde os sete anos de idade. Para resolver o problema, Kaled criou o The Freedom Chess, um jogo de xadrez para dar autonomia ao deficiente. As jogadas podem ser efetuadas via voz, teclado ou mouse, além de possuir reprodução auditiva do tabuleiro e elementos da página, garantindo a autonomia da jogabilidade para pessoas com diferentes deficiências. O software também possui funções para que deficientes visuais possam jogar de forma independente.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI