00:00
21° | Nublado

Instituto de Florianópolis promove discussão sobre empoderamento feminino na capital

Crédito de imagem: Reprodução

Publicado em 19/05/2015

Na próxima terça-feira, 26/05, o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) reunirá representantes de grupos de mulheres da cidade para discutir as diferenças de gênero no empreendedorismo e na política no “Mesas Quadradas: Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino”. O evento será das 9h às 12h no Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS), no Centro e tem a proposta de mapear a rede de apoio à mulher na capital e levantar os desafios presentes nos cenários político e empreendedor da cidade. 

Em março deste ano, o Governo do Estado de Santa Catarina lançou o boletim "Inserção Feminina no Mercado de Trabalho Catarinense". Assim como no restante do país, a população do estado com ensino superior completo é, em sua maioria, mulher (59,7%). Porém é justamente nos níveis de escolaridade mais altos em que há maior disparidade salarial: enquanto as trabalhadoras com 5° ano incompleto recebem 86,9% do salário dos homens que exercem as mesmas funções, as com nível superior completo recebem 83,3%.

A mulher ocupa 90% dos trabalhos relacionados à atividades domésticas. Em atividades não remuneradas ou pouco remuneradas (como no caso das donas de casa), a parcela feminina no mercado é de 78%. A média salarial feminina é em torno de R$ 200,00 menor que a masculina. “O empoderamento feminino faz parte do amadurecimento de uma sociedade igualitária e, como uma organização ponte, o ICom não poderia se abster de aproximar pessoas para discutir esse tema” explica a coordenadora financeira, Aline Venturi.

As inscrições para participar podem ser feitas até o dia 24/05 pelo link: https://goo.gl/u4qidt.

Sobre o ICom

O ICom atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social, ao mesmo tempo em que auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina.

Sobre o Mesas Quadradas

O Mesas Quadradas é promovido pelo ICom com o apoio da Inter-American Foundation para levantar necessidades sociais e discutí-las, reunindo indivíduos, setor público, privado e sociedade civil. O debate permite criar uma rede de contatos para promover ações com o objetivo de melhorar a cidade.

O CAIS fica na Rua Lacerda Coutinho, 100, Centro.

Da redação