Inscrições abertas: Programa desenvolve startups lideradas por mulheres
Tirar as ideias do papel, desenvolver produtos e lançar novidades no mercado. Esses são alguns objetivos do Programa Mulheres+Tec, voltado exclusivamente para startups lideradas por mulheres, e que está com as inscrições estão abertas até dia 24 de abril.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). Ao todo, o edital vai destinar até R$ 1,8 milhão do orçamento da fundação. Serão financiadas 20 startups lideradas por mulheres.
A Scienco Biotech, de Lages, liderada pela professora da Udesc Maria de Lourdes Borba Magalhães, foi contemplada na primeira edição do programa. “Foi extremamente importante para o desenvolvimento do novo projeto da Scienco, que é um teste rápido para identificar o leite A2. Foi muito legal ter participado das mentorias e diversos encontros, onde conhecemos a história de outras mulheres empreendedoras. Recomendo a todas que participem da nova edição.”
Previsão do tempo: sol, chuva e mais!
Outra startup que participou do edital foi a Ritualiza: Plataforma de cuidados personalizados com a pele. De acordo com Cassiana Mendes, é a primeira plataforma brasileira de cuidados com a pele. “Através do ‘Quiz da Pele’, nós descobrimos quais são as necessidades, objetivos e preferências de cada cliente. E indicamos ativos naturais de alta performance que vão compor um ritual minimalista e eficaz para que o cliente descubra a sua melhor pele”.
Cassiana Mendes explica que o edital ajudou na evolução da tecnologia. “Foi fundamental. Possibilitou o fomento e a contratação da equipe, inclusive de outras mulheres. Hoje temos uma plataforma própria de personalização e cocriação de cosméticos naturais de alta performance.”
Para Jaqueline Bitencourt Lopes, de Criciúma, o programa ajudou a Firmament Inovação Corporativa a desenvolver o negócio e ampliar os serviços oferecidos. “O edital fez muita diferença para nós. Foi um divisor de águas para que pudéssemos expandir o portfólio. Possibilitou dar um upgrade na empresa, ampliar nossas funções e gerar ainda mais conexão”.
A edição anterior do programa contemplou 25 propostas de startups,num valor total de R$ 1,14 milhão. Os projetos ainda estão em execução, com data fim de vigência para 10/06/2023.
Foram criados 22 postos de trabalho e gerados 26 novos produtos ou processos. Além disso, foram feitos dois depósitos de patente, nove registros de marcas e três softwares e outros cinco registros de Propriedade Intelectual.
As startups lideradas por mulheres também fizeram parcerias com 18 ICTs, gerando dois artigos científicos e fazendo parte de uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado.
Para ter acesso ao edital, clique aqui.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br