00:00
21° | Nublado

Inscrições abertas para implantação do Museu de História da cidade

Crédito de foto: Marco Antônio Zanfra - PMF

Publicado em 04/02/2015

A Prefeitura instituiu concorrência pública para escolher a empresa que vai instalar e operar, a título de cessão onerosa, o Museu de História da Cidade de Florianópolis, a ser implantado após a conclusão das obras de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça XV de Novembro. Com a ordem de serviço assinada em setembro do ano passado, o restauro está em andamento.

Os interessados podem inscrever-se até 05 de março, junto à Secretaria Municipal de Administração. O prazo da concessão onerosa será de vinte anos, podendo ser prorrogável pelo mesmo período. A concessionária deverá implantar o museu em até dois anos, contados a partir da assinatura do contrato de concessão.

O objetivo da instalação do museu, segundo a prefeitura da capital, é transformar a antiga Casa de Câmara e Cadeia – prédio construído em 1771 e um dos três mais antigos, ainda de pé, da capital – num equipamento cultural, interativo, dinâmico aglutinador de tecnologias e mídias contemporâneas. A ideia é que tenha uma mecânica de funcionamento semelhante à do Museu do Futebol, em São Paulo.

A temática central versará sobre a evolução da ocupação territorial de Florianópolis, como suporte à politica de preservação do patrimônio cultural do município, demonstrando a evolução da cidade, do povo, economia, hábitos e histórias. Além de demonstrar a história de construção e uso do prédio em que funciona, integrando-o a outros museus no Município, no Estado e na Federação.

Casa de Câmara e Cadeia

A antiga Casa de Câmara possui uma área construída de 865,90 metros quadrados, para uso do museu, de um espaço de exposições e de um pequeno auditório. A área está dividida em 14 ambientes, sete no pavimento térreo e sete no pavimento superior, incluindo a reserva técnica. Além disso, haverá um módulo complementar, com 192 metros quadrados, para a instalação de banheiros, administração e infraestrutura de apoio ao museu, além de livraria, cafeteria e elevadores.

Da redação