00:00
21° | Nublado

Hoje, na Casa das Máquinas: Quatro palhaços à procura de um ritual

Crédito de foto: divulgação

Publicado em 29/01/2015

A Traço Cia de Teatro promoverá nesta hoje, quinta-feira (29/01), às 20h30, a apresentação do espetáculo Quatro palhaços à procura de um ritual seguida de uma conversa sobre o trabalho e as atividades que o grupo desenvolveu na Colômbia. O espetáculo, que acontece na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, tem classificação livre e os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes da apresentação.

A companhia profissional de Teatro de Florianópolis participou em novembro do ano passado do XXVI Festival Artístico Internacional Invasão de Cultura Popular Carnaval da Alegria, na cidade de Bogotá – Colômbia. Além das apresentações, o grupo participou de um cortejo, de um show coletivo de rua e de um fórum artístico social. A viagem da Traço foi subsidiada pelo projeto Traçando Bogotá, por meio do Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios nº 1/2014 do Ministério da Cultura – Governo Federal.

O Festival colombiano é promovido pela Fundação Chiminigagua, a qual possui um trabalho bastante conhecido e respeitado pelo forte apelo comunitário e construção de cidadania por meio da Arte e promoção de atividades culturais e esportivas. O evento tornou-se Patrimônio Cultural Vivo da Nação no ano de 2006. O Festival acontece ao longo de um mês, com grupos locais e de outros países ocupando os bairros e espaços artísticos de toda Bogotá.

O grupo conheceu integrantes da Fundação no ano de 2013, quando ambos participaram de um Fórum Internacional de Circo Social, promovido pela organização Pallasos em Rebeldía, em Rivas Vaciamadrid – Espanha. Desde lá, surgiu o convite e iniciaram os trâmites para a participação do grupo no Festival.

A Traço Cia. de Teatro desenvolve um trabalho de pesquisa e criação na arte da palhaçaria. Seu trabalho junto a comunidades da cidade e com os (A)Gentes do Riso (junto ao Hospital Infantil Joana de Gusmão) a aproximaram da Associação Cultural e de Cooperação Internacional Pallasos en Rebeldía (Espanha) e seu diretor Iván Prado. Essa parceria rendeu intercâmbios, números de palhaços, e dois espetáculos dirigidos por Iván Prado, sendo um deles o trabalho mais recente do grupo – Quatro palhaços à procura de um ritual.

O show

O espetáculo trata da tentativa dos palhaços Jubi (Egon Seidler), Esmeralda (Débora de Matos), Gretta (Greice Miotello) e Malagueta (Paula Bittencourt) de redistribuírem a água no mundo, cada um a seu modo e espiritualidade. A partir da relação entre os palhaços, de elementos ritualísticos que compõem o imaginário popular, de jogos cômicos e de gags, o espectador é convidado a brincar e participar de um grande ritual.

“Este trabalho está em construção e, para nós, um espetáculo só cria corpo depois do encontro e teste com diferentes públicos. Foi um enorme prazer participar do Festival, eles foram generosos e nos ajudaram muito a dar corpo ao espetáculo.” – declara Egon Seidler. “Queremos celebrar junto às pessoas daqui, compartilhando o que vivemos na Colômbia, na expectativa de que seja tão alegre e acolhedor como lá.” – complementa Débora de Matos.

Da redação