Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário
Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário. No Brasil, esse tipo de tumor representa aproximadamente 4% do total de casos e ocupa a sétima posição entre as neoplasias que mais atingem as mulheres, sendo o câncer ginecológico de maior letalidade, embora bem menos freqüente que os cânceres de colo do útero e de mama. Mais comum em mulheres acima de 40 anos, o câncer de ovário é de difícil diagnóstico e apresenta menores chances de cura. Histórico familiar, reposição hormonal pós-menopausa, tabagismo e obesidade são alguns dos fatores de risco.
Para alertar a população feminina sobre a importância das consultas periódicas com um ginecologista, o Dia Mundial do Câncer de Ovário passou a ganhar força através de ONGs internacionais como uma data para conscientizar as mulheres do mundo inteiro sobre a importância de um diagnóstico precoce na medida do possível. Os sintomas do câncer de ovário podem ser confundidos com simples dores abdominais, prisão de ventre, inchaço, náuseas, diarréia, aumento da urina, ganho ou perda de peso súbito e hemorragia vaginal anormal.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a estimativa para 2014 no Brasil é de 5.680 novos casos. Confira mais no site oficial da campanha: ovariancancerday.org.
Fonte: CliniOnco
Da redação