00:00
21° | Nublado

Grupo de Trabalho da Tainha realiza reuniões e visitas técnicas em SC

Grupo de Trabalho da Tainha realiza reuniões e visitas técnicas em SC
Os diálogos com os pescadores, associações, sindicatos e colônias subsidiarão a definição das próximas safras da tainha. (Foto: Divulgação)

Publicado em 28/07/2025

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Santa Catarina, convida pescadores, lideranças, entidades do setor e órgãos públicos a participarem da agenda oficial do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha) no estado, entre os dias 28 de julho a 1º de agosto.

A iniciativa tem como objetivo promover o diálogo direto com os diferentes segmentos envolvidos na pesca da tainha, a fim de ouvir contribuições, avaliar desafios e construir de forma participativa os encaminhamentos para as próximas safras.

A comitiva do GT é formada por representantes do Governo Federal, órgãos técnicos, entidades da pesca artesanal e industrial, além de especialistas da área. As reuniões e visitas técnicas serão realizadas em localidades estratégicas do litoral catarinense onde a pesca da tainha tem forte importância socioeconômica e cultural.

Agenda das atividades:

28/07 (segunda-feira) – Encontro com representantes da pesca no extremo sul catarinense, em Balneário Rincão.

29/07 (terça-feira) – Reuniões com pescadores e entidades no Farol de Santa Marta (Laguna e Imaruí) pela manhã e, em Garopaba, no período da tarde.

30/07 (quarta-feira) – Encontros em Florianópolis com pescadores artesanais e representantes da pesca de arrasto de praia, além de reunião institucional em São José com a Comissão de Pesca da ALESC e órgãos estaduais.

31/07 (quinta-feira) – Reuniões com entidades e sindicatos em Itajaí durante a manhã, e com pescadores de Penha no período da tarde.

01/08 (sexta-feira) – Encerramento da agenda com encontro com pescadores e lideranças de São Francisco do Sul e região.

Durante os encontros, serão ouvidos pescadores, colônias, sindicatos, associações e representantes públicos, cujas contribuições subsidiarão a definição das próximas safras da espécie.

 

 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI