Grande Florianópolis liderou as ocorrências durante o Verão
O verão terminou e com ele o fim da "Operação Estação Verão", do Governo do Estado, que reuniu ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da iniciativa e apresentou números bastante consistentes.
Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 16 de março deste ano, atendeu 20.573 ocorrências na Grande Florianópolis sendo a região com mais atendimento no período. Em seguida a Norte/Nordeste com 19.242; Sul com 15.315; Foz do Rio Itajaí, com 12.734. Totalizando 67.864 ocorrências em todo o Estado. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares e neurológicos.
Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas foi o litoral catarinense, principalmente a Foz do Rio Itajaí. Para reforçar o atendimento na região, o SAMU de Itapema trabalhou com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe, composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, ainda prestará o serviço até o final de março. Além disso, a Central de Regulação de Urgências da macrorregião, passou a contar com mais um profissional médico em cada período, ou seja, com quatro médicos reguladores a mais.
Para expandir ainda mais a cobertura do SAMU no litoral, a Secretaria da Saúde inaugurou em dezembro, uma nova USA em Navegantes. O investimento ampliou o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.
“Estes números demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgência para acesso aos serviços de saúde no tempo e local certos. Para isso, contamos com a auxílio do nosso núcleo de educação em urgência, redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado, pois estamos cada dia mais próximos da população catarinense, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo número de telefone 192”, ressalta Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.
Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes, entre Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias, motolâncias e aeronaves para salvar vidas e dar assistência necessária aos atendimentos de urgência e emergência.