00:00
21° | Nublado

Governo entrega estudo do Contorno da BR-101 em Brasília

Governo entrega estudo do Contorno da BR-101 em Brasília
Jorginho Mello reforça urgência de solução para o trecho do Morro dos Cavalos. (Foto: Reprodução /SECOM)

Publicado em 04/09/2025

O Governo de Santa Catarina deu mais um passo para tentar resolver os problemas de segurança e mobilidade no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Nesta quinta-feira (4), o governador Jorginho Mello protocolou no Ministério dos Transportes e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o Estudo de Concepção do Contorno da BR-101.

A proposta prevê a construção de um novo traçado de aproximadamente 5,2 quilômetros, estimado em R$ 291 milhões. A ideia é oferecer uma rota alternativa mais rápida e segura, já que a pista atual entre os quilômetros 233 e 236 não conta com acostamento e frequentemente sofre bloqueios em caso de acidentes ou chuvas intensas.

Tentativas de reunião frustradas

Apesar de haver expectativa de que o ministro dos Transportes, Renan Filho, recebesse a comitiva catarinense, o encontro não ocorreu. O governo estadual buscou agendas oficiais com o ministro e com o secretário executivo da pasta, mas não obteve retorno.

A secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, afirmou que houve tentativas até mesmo por meio de parlamentares, como o deputado Pedro Uczai, porém sem sucesso. “Queremos uma solução para essa questão e continuaremos insistindo em uma reunião oficial”, destacou.

Apoio do Fórum Parlamentar Catarinense

O estudo havia sido apresentado um dia antes, em 3 de setembro, ao Fórum Parlamentar Catarinense. O grupo manifestou apoio à iniciativa, reforçando a necessidade de alternativas imediatas para reduzir os riscos no local.

O governador ressaltou que o contorno não elimina a possibilidade de implantação futura de túneis, mas que a medida emergencial pode atender às demandas atuais. “Esse é um projeto para o catarinense, que está cansado de conviver com as tragédias nesse trecho. É uma responsabilidade federal, mas quero assumir como governo estadual para ver a solução sair do papel”, afirmou Jorginho Mello.

Próximos passos

Com o protocolo do estudo, o governo estadual aguarda agora um posicionamento oficial do Ministério dos Transportes para definir as responsabilidades de cada ente envolvido — União, Estado e concessionária da rodovia. Só então será possível avançar para a fase de execução.

Linha do tempo do projeto

13 de abril de 2025 – Jorginho Mello solicita estudo de viabilidade para o contorno.

23 de abril de 2025 – Alternativa do contorno é apresentada em Brasília e aceita como viável pelo ministério.

29 de julho de 2025 – Governo anuncia possibilidade de assumir a obra com recursos a serem ressarcidos pela União.

Agosto de 2025 – Secretaria da Infraestrutura conclui o Estudo de Concepção, consolidando levantamentos técnicos e socioambientais.

4 de setembro de 2025 – Documento é protocolado oficialmente em Brasília.

 

Em coletiva durante o Congresso da Adjori SC, o governador Jorginho abordou a sugestão para o problema do Morro dos Cavalos. A proposta foi entregue ao Dnit hoje em Brasília. Veja o vídeo.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI