00:00
21° | Nublado

Geração TEC oferece cursos gratuitos


Publicado em 14/05/2013

O Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), inicia processo seletivo para 12 turmas em Florianópolis,nesta quarta-feira (15), às 14h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.geracaotec.sc.gov.br, até 11 de junho, às 16h.

Nesta etapa em Florianópolis, serão oferecidas 320 vagas para os cursos de Java, Delphi, C++, Teste de Software, Montagem Eletrônica/Elétrica, Arte e Design Games e Programação Games.

A duração prevista é de 40 a 280 horas-aula, com previsão de início em junho, no período matutino, vespertino, noturno e integral. Os cursos foram selecionados conforme a demanda por profissionais, de cada município.

O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2.4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 12 cidades do Estado, durante dois meses.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o Geração TEC forma profissionais para a nova economia catarinense. "Este programa acende em Santa Catarina o farol da inovação ao oferecer oportunidades aos jovens catarinenses e atender a necessidade de profissionais capacitados para atuarem setor de tecnologia, que será a base da nova economia catarinense", avalia Bornhausen.

Os cursos do Geração TEC são gratuitos e duram cerca de quatro meses. Podem participar jovens e adultos a partir de 17 anos, que estejam cursando o último ano do ensino médio ou ter concluído, ter conhecimento básico em informática e em raciocínio lógico e não estar empregado em atividades relacionadas à TIC.

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, trata-se de uma das iniciativas mais importantes para a formação de recursos humanos no Brasil.

O Geração TEC é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Lançado em 2011, o programa já formou 2092 pessoas em 12 cidades do Estado. Em Chapecó, 89 pessoas foram capacitadas no último ano, com o apoio da Deatec. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar 5 mil pessoas até 2014.


CURSOS ABERTO EM GRANDE FLORIANÓPOLIS:
> Java – 60 vagas – Vespertino e noturno
> Delphi – 30 vagas – Matutino
> Teste de Software – 60 vagas – Integral e noturno
> C++ – 30 vagas – Matutino
> Montagem Eletrônica/Elétrica – 60 vagas – Matutino e Vespertino
> Arte e Design Games – 40 vagas – Matutino e Vespertino
> Programação Games – 40 vagas – Matutino e Vespertino

Da Redação