Gás natural transforma a mobilidade em SC

O uso do gás natural tem se fortalecido em Santa Catarina como uma solução estratégica para otimizar o tráfego urbano e aprimorar a infraestrutura viária. Além de oferecer segurança e eficiência energética, sua distribuição canalizada reduz a circulação de veículos de transporte de combustíveis, impactando positivamente o fluxo urbano e a segurança no trânsito.
Gustavo Caldas, gerente comercial do Mercado Urbano da SCGÁS, ressalta que o fornecimento do gás por meio de gasodutos traz benefícios diretos à mobilidade. “O transporte canalizado reduz a presença de caminhões-tanque nas cidades, aliviando a sobrecarga nas vias e tornando o trânsito mais seguro e organizado”, explica.
Outro ponto relevante é a melhor utilização dos espaços urbanos. Diferente de outros combustíveis, o gás natural é entregue diretamente aos pontos de consumo, eliminando a necessidade de grandes áreas para armazenamento e abastecimento. “Isso permite a liberação de calçadas e outros espaços que poderiam ser ocupados por estruturas de distribuição, facilitando o trânsito de pedestres e melhorando o acesso a comércios e residências”, destaca Caldas.
Para ampliar ainda mais os benefícios do gás natural na mobilidade, a SCGÁS segue investindo na expansão da sua rede de distribuição. Um dos projetos em andamento, o Redes do Sul, prevê a implantação de uma nova Estação de Transferência de Custódia (ETC) em Siderópolis, aumentando significativamente a capacidade de fornecimento para a região. Essa iniciativa garantirá um abastecimento mais amplo para frotas urbanas e veículos de transporte coletivo movidos a gás natural.
Com uma infraestrutura cada vez mais integrada ao planejamento urbano, o gás natural se consolida como um aliado da mobilidade em Santa Catarina, promovendo um trânsito mais seguro, eficiente e organizado.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI