00:00
21° | Nublado

Fundação Cultural Badesc apresenta 4ª edição de Desenho de Monstro

Foto: Divulgação

Publicado em 08/09/2015

Entre os dias 10 a 18 de setembro, será instalada a 4ª edição de Desenho de Monstro nos jardins da Fundação Cultural Badesc. A proposta reunirá vários artistas que terão o desafio de realizar suas obras em um espaço urbano sujeito as intempéries. A entrada é gratuita.

“Este projeto envolve artistas cuja direção do trabalho pessoal nem sempre têm o monstruoso como foco conceitual ou poético, as linguagens são variadas não tendo limitação neste aspecto. A curadoria é feita apenas como escolha dos participantes. A organização é colaborativa envolvendo os artistas e o único mote comum é a paixão pelo tema, seja de leitores de velhos quadrinhos, identificação com o monstro do cinema seja de que época for, com o feio, o diferente ou a conexão com o transgressor em si e no trabalho em arte. Trata-se de encontrar o monstro que habita a linha gráfica, cênica, sonora de cada um”, explica Adriana Maria dos Santos, a artista plástica autora do projeto.

A história

Desenho de Monstro foi idealizado a partir do trabalho de dissertação de mestrado em poéticas visuais de Adriana dos Santos, concluído em 1998, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O assunto central era uma reflexão acerca do corpo e a loucura como psicopatologia, que envolveu entrevistas, visitações a instituições psiquiátricas, leituras e tentativas de aproximação com moradores de rua que apresentavam alguma singularidade compulsiva ou comportamento que pudesse ser entendido como portador de doença mental.

Da redação