00:00
21° | Nublado

Fundação Catarinense de Cultura comemora 40 anos com abertura de exposição no CIC


Publicado em 24/04/2019

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) completa 40 anos este ano. Para comemorar a data de criação do órgão, nesta quarta-feira, 24, será realizada a abertura da exposição Coleção em Pauta - Obras do Acervo do Governo do Estado de Santa Catarina, com obras pertencentes ao Centro Administrativo e que estão sendo expostas ao público pela primeira vez. A programação começa às 17h30, no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC). 

“A história catarinense é contada de muitas maneiras, e uma das mais bonitas se dá por meio da arte. A exposição que marca os 40 anos da FCC revela uma parte significativa dessa história”, destaca o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

A mostra apresenta 31 obras de artistas reconhecidos nacionalmente, entre eles José Pancetti, Antônio Parreiras e Marcelo Grassman, e de grandes nomes da arte catarinense, como Martinho de Haro, Silvio Pléticos, Hassis, Eli Heil, Janga, Rubens Oestroem, Loro, Max Moura, Tireli, entre outros.

"Esse acervo foi adquirido ao longo de décadas e grande parte pertenceu ao extinto Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). Hoje, o Centro Administrativo do Governo do Estado é o guardião desse precioso acervo. A organização da mostra é uma parceria entre Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado da Administração e FCC por intermédio do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)", explica a presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho.

À noite, o projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros volta à programação do Teatro Ademir Rosa com um show especial de homenagem ao cantor e compositor Jorge Coelho. O espetáculo terá, ainda, o pré-lançamento do CD Feitiço das Águas. O projeto CIC 8:30 é uma realização da FCC e tem ingressos à venda por R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada.

Para celebrar o aniversário da Fundação, ao longo do ano serão realizados outros eventos comemorativos, como saraus, Fórum Catarinense de Museus, exposições e apresentações artísticas.

Sobre a FCC

A FCC atua na proteção do patrimônio cultural de Santa Catarina, com ações efetivas na área museal, tombamentos de edificações e objetos com valor histórico-cultural, restauração, conservação de bens culturais, além do registro e valorização de bens de natureza imaterial. A difusão artística também é uma das áreas de trabalho da Fundação, com a oferta de oficinas, publicações especializadas e eventos artísticos de teatro, dança, música, pintura, fotografia, entre outros.

Tem sob sua administração o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o complexo cultural do Centro Integrado de Cultura (CIC) - que compreende o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu de Imagem e Som (MIS/SC), as Oficinas de Arte, a Escolinha de Artes, o Espaço Lindolf Bell e a Biblioteca de Arte & Cultura. Administra também a Galeria do Artesanato da Casa da Alfândega, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), o Museu Etnográfico Casa dos Açores (Biguaçu), a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz (Rancho Queimado) e o Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras (São Francisco do Sul).

Foi criada oficialmente em 24 de abril de 1979 pelo Decreto Estadual nº 7439. Tem como missão valorizar a cultura por meio de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística catarinense.

Serviço:

Abertura da exposição Coleção em Pauta - Obras do Acervo do Governo do Estado de Santa Catarina
Horário: 17h30
Local: Espaço Lindolf Bell – Centro Integrado de Cultura (CIC)