Fumdesc e Universidade Gratuita entram em nova fase
Os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) vão ganhar novas diretrizes e mecanismos de gestão. As mudanças, apresentadas pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), foram aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alesc) na terça-feira (7). As alterações buscam reforçar a transparência, aprimorar a fiscalização e garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Ajustes para fortalecer a gestão e a fiscalização
As atualizações nas Leis nº 831 e nº 18.672, de 2023, têm como foco aprimorar o funcionamento dos programas, que se tornaram referência nacional no acesso e na permanência de estudantes no ensino superior. Entre as principais mudanças estão o fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização, que ganha mais legitimidade e participação social, e a definição de critérios mais claros para a seleção dos beneficiários.
Agora, o grupo familiar dos contemplados deve possuir bens limitados a R$ 1,5 milhão e renda per capita inferior a quatro salários mínimos. Também foi estabelecido um valor máximo para o pagamento das mensalidades, além da revisão do Índice de Carência (IC), que passa a considerar com mais peso os alunos de cursos de engenharia e licenciatura.
Outra novidade é a ampliação das penalidades aplicadas aos estudantes que apresentarem informações falsas ou cometerem fraudes no processo de concessão dos benefícios.
Resultados que transformam vidas
Os números evidenciam o impacto social das iniciativas. Desde o lançamento dos programas, já foram concedidos 54 mil benefícios. A maioria dos contemplados — cerca de 82% — vem de escolas públicas estaduais, e 85% conciliam os estudos com o trabalho. Para o governo, esses dados reforçam o papel transformador das políticas públicas voltadas à educação superior.
“São programas que realizam sonhos de milhares de catarinenses, que jamais imaginaram conseguir estudar no curso que sempre quiseram. E Santa Catarina ganha muito com o trabalho que eles vão devolver para a sociedade depois da formatura”, afirmou o governador Jorginho Mello, destacando que o modelo catarinense é único no país.
Compromisso com a educação catarinense
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou que as mudanças são fruto de um trabalho conjunto entre governo, Assembleia Legislativa e órgãos de controle. “Todas as alterações foram pensadas para aperfeiçoar e cuidar dos programas, garantindo que mais catarinenses possam transformar suas vidas por meio da educação. É um dia marcante para o ensino superior no nosso estado”, disse.
Com as novas medidas, o Governo de Santa Catarina reafirma o compromisso de consolidar o Universidade Gratuita e o Fumdesc como pilares de inclusão, desenvolvimento e oportunidade para milhares de jovens que buscam uma formação de qualidade sem barreiras financeiras.
Leia também:
- Alesc celebra mulheres que inspiram Santa Catarina
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
21° | Nublado


