00:00
21° | Nublado

Frio, granizo e alagamentos no radar de SC

Frio, granizo e alagamentos no radar de SC
Frente fria trará instabilidade generalizada, com alerta para destelhamentos, quedas de energia e alagamentos. (Foto: Divulgação / ASCOM SPDC)

Publicado em 01/08/2025

Uma combinação de fatores atmosféricos deve provocar fortes instabilidades no Brasil a partir do sábado (2). Um ciclone extratropical em formação sobre a Argentina vai impulsionar uma nova frente fria, elevando o risco de tempestades severas, granizo e geadas, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. Segundo o Meteored, o alerta vale para os primeiros dias de agosto.

A formação do ciclone está prevista para a noite desta sexta-feira (1), com as primeiras pancadas já atingindo o sul do Rio Grande do Sul. Ao longo da madrugada e manhã de sábado, uma primeira linha de tempestades avança desde a fronteira oeste e a região da Campanha até o centro do estado e a Grande Porto Alegre. Apesar da diminuição temporária da instabilidade durante o sábado, uma reorganização das nuvens é esperada à noite.

O domingo (3) deve marcar o pico da instabilidade. A frente fria avança de maneira mais abrangente e intensa sobre o Sul do país, trazendo consigo ventos fortes, chuvas volumosas, granizo e um número elevado de descargas elétricas. As regiões Oeste, Campanha, Sul e Centro do Rio Grande do Sul estão sob risco máximo de danos estruturais, como destelhamentos, queda de energia e alagamentos.

A tendência é que o sistema avance no fim do domingo para o oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte do Mato Grosso, onde também são esperadas fortes chuvas e ventos. O volume de precipitação pode ultrapassar os 100 milímetros no oeste gaúcho até o final do domingo, enquanto outras áreas do estado devem acumular cerca de 60 mm. Níveis semelhantes de chuva são previstos para pontos isolados do centro-sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Após a passagem da frente fria, o avanço de uma nova massa de ar polar vai manter as temperaturas em declínio. Entre os dias 4 e 11 de agosto, o Centro-Sul brasileiro pode registrar até 3°C abaixo da média histórica. O frio será mais acentuado nas áreas de fronteira entre o Centro-Oeste e o Norte, enquanto o Sul deve permanecer com temperaturas típicas do inverno.

O cenário climático exige atenção redobrada, especialmente para moradores de áreas vulneráveis, onde os impactos dos temporais e das baixas temperaturas podem ser mais severos. Autoridades e serviços de emergência recomendam acompanhar os alertas meteorológicos e tomar precauções diante da possibilidade de eventos extremos.

Leia abaixo:

- Doação Solidária em SC ganha força

- Pé-de-Meia libera depósito para nascidos em setembro e outubro

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI