00:00
21° | Nublado

Florianópolis é Cidade UNESCO da Gastronomia

Capital é famosa pelo cultivo de ostras (Foto: Petra Mafalda/PMF)

Publicado em 27/05/2015

Termina hoje, quinta-feira (28/5), o 9º Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que ocorre em Kanazawa, no Japão. Ao todo, 69 cidades, de 32 países, compõem a rede. Florianópolis é a única do Brasil a pertencer ao grupo da Gastronomia. A secretária municipal de Turismo, Zena Becker, participa desde o início da semana do evento.

Entre os assuntos tratados durante a reunião da rede da entidade, na tarde desta quarta-feira, ocorreu a defesa da candidatura de quatro cidades para sediar o próximo encontro em 2017. Além de Florianópolis, também concorrem Fabriano (Itália), Enghien-les-Bains (França) e Nassau (Bahamas). A divulgação da escolhida será em novembro.

A Capital, contudo, já foi eleita para organizar o coquetel do 70º aniversário da Unesco, que acontece em Paris em novembro. As oito cidades que fazem parte do grupo criativo relacionado à gastronomia, caso de Florianópolis, estarão envolvidas também neste evento.

Entre os objetivos das reuniões está o de "rever as iniciativas empreendidas para promover o papel da criatividade no desenvolvimento urbano sustentável e estabelecer parcerias para o futuro". Para o encerramento do encontro, nesta quinta, acontece o Simpósio Internacional Apresentando a Região de Ishikawa – Kanazawa Bio-cultural – Estudos Avançados da Sustentabilidade.

Também fazem parte da comitiva para o Japão o presidente da Assembleia Legislariva, deputado Gelson Merísio, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Sérgio Medeiros, e diretor da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso, entidade responsável pela iniciativa de incluir Florianópolis na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.

Da redação