Fim de semana com vento forte e maré alta em SC

A chegada de uma massa de ar frio promete mudar as condições do tempo em Santa Catarina a partir de sexta-feira (4), trazendo rajadas de vento, queda na temperatura e risco de alagamentos no Litoral. O avanço dessa massa ocorre após o afastamento de uma frente fria na quinta-feira (3), deixando o tempo instável no estado.
Na quinta, o céu deve permanecer encoberto, com possibilidade de chuva ao longo do dia, especialmente nos períodos da manhã e tarde. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 28°C.
A Defesa Civil alerta para o risco moderado a pontualmente alto de alagamentos, enxurradas localizadas, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica e destelhamentos. Além disso, temporais isolados podem se formar no leste do estado.
Na sexta-feira, com o avanço do ar frio e seco, as temperaturas entram em declínio e o sol volta a aparecer na maior parte de Santa Catarina. No entanto, o vento sul ganha força, com rajadas que podem variar entre 50 e 80 km/h no Planalto Sul e no Litoral.
Durante o fim de semana, há possibilidade de chuva isolada nas regiões litorâneas. As temperaturas permanecerão amenas, características do outono, com máximas entre 20°C e 28°C. No Planalto Sul, os termômetros devem registrar mínimas entre 1°C e 4°C, com chance de geada ao amanhecer.
Maré alta e risco de alagamentos no Litoral
A Epagri/Ciram também alerta para a possibilidade de inundações costeiras entre sexta e sábado, devido à maré alta e ao mar agitado. As ondas podem atingir entre 2,5 e 3 metros de altura, estreitando a faixa de areia em algumas praias catarinenses.
Em Florianópolis, áreas como a SC-405 no Rio Tavares, CentroSul, Avenida da Saudade e praias do Sul da Ilha estão entre as regiões que podem ser afetadas pelos alagamentos.
Outras cidades do Litoral, como Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra do Sul, Barra Velha, Imbituba, Itajaí, Joinville e São Francisco do Sul, também apresentam risco de inundações costeiras, especialmente durante a noite e a madrugada.
MARINHA DO BRASIL INFORMA:
A Marinha do Brasil participa que a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, entre Florianópolis (SC) e Santos (SP), com ventos de direção Sudoeste a Sul e intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre a manhã do dia 4 e a madrugada do dia 5 de abril.
O referido sistema ainda poderá provocar ressaca na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre Florianópolis (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura até 3,0 metros, entre as manhãs dos dias 4 e 6 de abril.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
