00:00
21° | Nublado

Filósofo ensina como reconstruir os caminhos

O processo assemelha-se à construção de um quebra-cabeças (Foto: arquivo)

Publicado em 08/05/2014

O filósofo Bruno Packter ministra hoje a palestra Filosofia Clínica: como refazer os caminhos, as jornadas e partes da vida, na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, às 19h30. O evento é gratuito.

Packter vai conversar com o público sobre o que fazer quando a vida indica que é necessário iniciar uma fase de reconstrução. Segundo ele, o instinto de recomeçar está presente na história de pessoas que não se intimidam quando a melhor saída é juntar o que restou para construir algo novo. “Mas existe quem não reconstrói suas vidas e prefere fugir das situações de crise. Isto acontece, por exemplo, quando ocorre uma ruptura em um relacionamento afetivo e um dos membros do casal não consegue seguir em frente”, exemplifica o palestrante.

Na Filosofia Clínica, a reconstrução é tratada como um procedimento clínico, no qual o filósofo resgata lembranças que se perderam ao longo da vida do paciente para refazer caminhos existenciais em bases razoavelmente seguras. “O processo assemelha-se à construção de um quebra-cabeças. Tentativa e erro são tão naturais quanto necessários. Reconstruir significa que a partir de pedaços ou ruínas é possível erguer tudo novamente, com novos conceitos, ideias modificadas e dentro das condições que são pertinentes a cada indivíduo”, explica.

Da redação