Falta de chuvas afeta abastecimento de bairros da Grande Florianópolis
A Casan informou, nesta quarta-feira (31), que o prolongamento da estiagem tem dificultado a manutenção do abastecimento, que apresenta intermitência em diferentes bairros de Florianópolis, São José, Biguaçu, Santo Amaro e Palhoça.
Essa intermitência, que caracteriza uma descontinuidade no abastecimento, ocorre em função da redução de vazão na captação de água do principal manancial da região, o Rio Vargem do Braço. A Companhia já reforçou a captação no Rio Cubatão, porém esse é um manancial complementar para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis.
“Como a água percorre um caminho até as residências, em algumas localidades, devido ao consumo que ocorre nesse caminho, e queda da pressão nas redes de distribuição, ela acaba não chegando. Com o trabalho operacional buscamos manter o abastecimento para todos, mesmo que ele seja descontínuo”, explica o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Joel Horstmann.
As regiões de pontas de redes e em cotas mais elevadas sentem mais o problema, e vêm sendo monitoradas com maior atenção pela Companhia. Entre elas estão Forquilhinhas, Forquilhas, Potecas, Flor de Nápoles, Picadas do Sul, Sertão Imarui e Colônia Santana, em São José.
Os bairros Três Riachos, Fundos, Vendaval, Boa Vista, em Biguaçu, e a região da Bacia do Itacorubi, em Florianópolis (bairros Pantanal, Trindade, Santa Mônica, Córrego Grande, João Paulo) também são mais afetados pela intermitência.
Diante do problema, a Superintendência da Região Metropolitana ampliou os serviços de caminhão-pipa neste período. Os pedidos devem ser feitos pela Central de Atendimento 0800 643 0195. A Companhia também mantém o pedido de que ações como lavar calçadas e carros sejam evitadas. O uso mais controlado ao escovar os dentes, com o fechamento da torneira, e banhos menos demorados, também são fundamentais.
Em nota, a Casan informou que o reabastecimento de água nos bairros Pantanal, Carvoeira, Santa Mônica, Itacorubi, Saco Grande, Saco dos Limões e Carianos se dará de forma gradual a partir das 23h desta quarta-feira, com previsão de normalização do fornecimento até as 8h desta quinta-feira (1).
Dicas de uso responsável da água
:: Tome banhos mais breves.
:: Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
:: Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
:: Não lave roupa com água corrente.
:: Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.
:: Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.
:: Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.
:: Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.
:: Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.
:: Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade