00:00
21° | Nublado

Fakenews assustam candidatos

Estado alerta sobre fakenews na contratação de professores.

Publicado em 04/02/2022

 A redes sociais trouxeram um grande ganho para todos. Familias ficaram mais próximas, e amigos compartilhando notícias de vida, viagem, alegrias e tristezas. Mas, como tudo que tem um lado bom, pode  ter um lado ruim, as redes sociais junto com essa avalanche de boas/más notícias trouxeram com elas as informações falsas ou Fakenews. A mais recente é a que o Governo do Estado de Santa Catarina pretende desclassificar os candidatos positivados para a Covid-19 aprovados como professor Admitido em Caráter Temporário (ACT).

O que ocorre é que há uma previsão na lei estadual número 16.861/2015 (artigo 3º, IV) e no edital 193/2022 estabelecendo que, para assumir imediatamente a vaga, o candidato deve estar apto no exame médico admissional, considerando o caráter emergencial das vagas.

No caso hipotético de o candidato(a) estar positivado(a) para Covid-19 quando da realização do exame médico admissional, ele não será desclassificado, apenas não poderá assumir o posto imediatamente. Assim que o candidato testar negativo para a doença, poderá participar novamente da escolha de vagas para ser contratado. Além disso, o candidato mantém a classificação que tinha originalmente na listagem do processo seletivo.

Procure sempre os canais oficiais do Governo do Estado e fontes de informação confiáveis para não ser vítima da propagação de informações que não são verdadeiras. Fake news como essa surgem com frequência.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!