Exposição de insetos gigantes é atração do Beiramar Shopping
Uma boa opção para o final de semana é a exposição inédita que o Beiramar Shopping traz para o vão central: Insetos Gigantes apresenta ao público 10 réplicas de insetos, com textos explicativos e inseridos em cenários. As réplicas possuem até 1.600 vezes o tamanho natural dos insetos.
Entre os gigantes que invadirão o Beiramar Shopping, está um besouro rinoceronte de 6 metros de comprimento. Além de emitir som, o inseto considerado o mais forte do mundo, pois pode erguer 850 vezes seu próprio peso, chama a atenção do público ao mexer a cabeça, piscar os olhos, abrir e fechar a boca e abrir as asas. “Todos os insetos são interativos e impressionam pela similaridade com os que encontramos na natureza. E a mostra vem encantando o público. Temos registrado um grande movimento de público e também uma procura por escolas para agendamentos futuros”, completa.
Outro inseto que tem chamado a atenção é o gafanhoto de 2,5 metros. Além de movimentar a cabeça, abrir e fechar a boca, movimentar as pernas dianteiras e as antenas, crianças com até 1,40m podem montar nele para tirar fotos. Curiosidades sobre o gafanhoto, ele pode saltar 20 vezes o comprimento do seu corpo e tem expectativa de aproximadamente 50 dias de vida.
Também fazem parte da exposição uma lagarta da borboleta com 1,2 metros, um louva-a-deus de 3 metros, que possui 5 olhos, parecem dançar á medida que procuram acasalar e seus movimentos estranhos durante a dança inspiram os amantes de Kung Fu. O escorpião chama a atenção do público pela formiga nas suas costas medindo 5,8 metros, e, por mais estranho que possa parecer, eles conviveram com os dinossauros. Existem por volta de 1500 espécies e destas, apenas 20 são venenosas. Das 160 que vivem no Brasil, os venenosos chegam a quatro.
Completam a mostra um mosquito da Dengue de 3 metros, um vagalume de 2 metros, uma formiga de 2 metros, uma borboleta Monarca de 0,80m e um tarântula. Os machos vivem em torno de 7 anos, enquanto as fêmeas podem ter uma vida muito mais longa, de aproximadamente 30 anos. Na vida real seu tamanho varia de 20 a 30 cm. Na mostra, o bicho possui 2 metros de comprimento e 2 de largura. Seu sistema de defesa, contra predadores consiste na produção de uma substância urticante nos pelos.
Cada réplica possui sons e movimentos específicos tornando assim ainda surpreendente e realista a experiência do público. As réplicas são feitas de esqueleto de aço reforçado, materiais elétricos e eletrônicos, preenchimento corporal com espuma de alta densidade, manualmente esculpidos e com aplicação manual de tripla camada de borracha de silicone, pintada com tinta a prova d'água para instalações indoor e outdoor. O processo de fabricação dos robôs foi desenvolvido por um grupo de engenheiros que está sempre em contínua revisão, para incorporar os avanços tecnológicos que surgem a todo o momento.