00:00
21° | Nublado

Expoente do jazz contemporâneo, Paquito D`Rivera faz show inédito em Florianópolis dia 15

Foto: Paquito D`Rivera (de vermelho) e Trio Corrente - Foto: Divulgação

Publicado em 09/10/2014

Florianópolis está entre as cidades brasileiras que receberão shows da turnê “Song for Maura”, uma apresentação inédita do cubano Paquito D´Rivera, lenda do jazz da atualidade, com o grupo paulistano Trio Corrente, que tem na sua composição o baterista Edu Ribeiro, natural da capital catarinense. No repertório, composições do álbum feito em parceria, vencedor do Grammy 2014 como melhor disco latino de jazz. A apresentação, única no Estado, acontece dia 15/10, às 20h30, no Teatro Pedro Ivo.

A parceria começou em 2010, no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, no Ceará. Foi através do pianista de Paquito que o talento do Trio – formado por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro – se uniu ao dele. Desde então, fizeram vários shows juntos, e o disco foi uma consequência natural da sintonia que só se fez crescer com o tempo. A gravação de “Song for Maura”, cujo nome é uma homenagem à mãe de Paquito, aconteceu em outubro de 2012. Além do Grammy, o álbum foi elogiado por publicações especializadas internacionais, entre elas a Jazz Times.

A ideia da turnê partiu do manager do Trio Corrente e produtor do disco, o francês Jacques Figueras. O estilo musical do disco, que ele classifica como “jazz com ritmos brasileiros”, vem encantando o público por onde a turnê tem passado. Segundo Jacques, Paquito sempre reserva algo diferente para cada show. Na Colômbia fez uma homenagem ao compositor cubano Lecuona. Para o de Florianópolis também está preparando uma surpresa.

A turnê chegou à capital catarinense através do Jurerê Jazz, que tem como diretor artístico Abel Silva, um entusiasta deste estilo musical. Desde que iniciou o projeto, em 2011, vem trazendo para a cidade grandes nomes, como o israelense Avishai Cohen, um dos maiores baixistas de jazz do mundo, que se apresentou em abril.

Os ingressos estão á venda no site Blueticket e bilheterias dos teatros Pedro Ivo, Ademir Rosa (CIC) e Álvaro de Carvalho.

Da redação