Eventos consolidam gastronomia regional em Santa Catarina
Em março, a Serra catarinense recebeu um dos eventos mais aguardados do calendário enogastronômico do estado, a 4a. edição da Vindima de Altitude, que reúne as principais vinícolas do Meio-Oeste e do Planalto Serrano. Em paralelo, outra iniciativa - o Festival Sabores de Altitude, promovido pelo Sebrae/SC - reuniu restaurantes locais que preparam pratos com ingredientes típicos da Serra harmonizados com vinhos de altitude.
Este é um entre vários eventos que acontecem em Santa Catarina e que promovem a culinária e a produção local de bebidas (vinhos e cervejas artesanais) - oportunidades para empresários do setor turístico gerar negócios, como destaca relatório divulgado pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae de Santa Catarina.
Em 2014, o estado selecionou 12 pratos típicos de diversas regiões para participar da Rede Mundial de Cidades Criativas na categoria gastronomia. São receitas bem populares para os catarineses, que englobam a culinária alemã (marreco recheado), italiana (galinha ensopada), serrana (entrevero) e vários pratos à base de peixes e frutos do mar, clássicos do litoral (tainha recheada, ostras, polvo crocante, entre outros).
A variedade gastronômica de Santa Catarina pode ser observada além dos pratos citados. O estado possui várias rotas gastronômicas já estabelecidas que devem ser utilizadas para fomentar o turismo:
Rota cervejeira - Blumenau, com forte tradição germânica e grande produção cervejeira, oferece aos visitantes diversas opções: o turista pode visitar (e degustar) as fábricas de cerveja da Bierland, da Eisenbahn, da Container, da Wunder Bier e outras. Além dos locais de produção, a cidade possui o Museu da Cerveja, o Bier Vila local de encontro dos apreciadores da cerveja e a fábrica Cristal Blumenau, responsável pela produção de copos para muitas microcervejarias ao redor do país.
O Festival Blumenau Gastronômico vem ganhando novos adeptos a cada ano. O evento que dura 30 dias, entre o mês de janeiro e fevereiro, oferece pratos tradicionais da gastronomia germânica e outros. Em março, a cidade recebeu também o Festival Nacional da Cerveja.
Caminho dos Príncipes - Rota de grande variedade cultural e gastronômica, é representada pelos municípios do Norte de Santa Catarina. Cidades como Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá, por exemplo, são ótimos lugares para apreciar frutos do mar e peixes frescos. Já em locais como Jaraguá do Sul e Joinville, o visitante pode apreciar a tradição culinária alemã, aproveitando as wursts (salsichas), eisbein (joelho de porco), os famosos doces e muito mais. Em Joinville, há o Festival Gastronômico, que acontece duas vezes ao ano (geralmente nos meses de fevereiro e agosto) e que reúne dezenas de expositores.
Gastronomia italiana no Sul - Uma das mais marcantes heranças culturais e gastronômicas no estado é a dos italianos. Algumas localidades conservaram melhor as tradições culturais e culinárias desse povo, como o sul de Santa Catarina. Prova disso é a cidade de Nova Veneza que recebeu o título de capital da gastronomia Italiana no Brasil.
Da Redação