Estácio orienta sobre ingestão consciente de remédios
O uso de medicamentos precisa ser feito com responsabilidade. Quando, por indicação médica, é necessário ingerir mais de um remédio diariamente, a atenção deve ser redobrada. Um medicamento pode diminuir ou até anular o efeito do outro ou causar reações adversas. O projeto de extensão Núcleo de Atenção Farmacêutica, do Centro Universitário Estácio de Sá, oferece orientação à população sobre o assunto. Os atendimentos, gratuitos, são feitos por alunos que trabalham com supervisão do professor Fabrício Assini, todas as terças-feiras.
“Interações medicamentosas podem até agravar uma patologia já existente”, explica o professor Fabrício Assini, supervisor do projeto. O objetivo do atendimento é investigar as interações entre medicamentos e orientar sobre os melhores horários para ingestão. É avaliada também a possibilidade de interferência da dieta do paciente no tratamento.
“O paciente é orientado a trazer todos os seus medicamentos e exames laboratoriais recentes”, explica Assini. Ele afirma que a investigação inclui ainda a avaliação da causa de eventuais queixas físicas e/ou psicológicas dos pacientes, que podem ou não estar relacionadas a efeitos colaterais dos medicamentos.
Serviço
O quê: Atendimento no Núcleo de Atenção Farmacêutica, mediante agendamento
Quando: Toda terça-feira, das 13h às 15h
Onde: Clínica de Saúde da Estácio, av. Leoberto Leal, 431, Barreiros, São José
Quanto: Gratuito
- Agendamento pelo (48) 3381-8050 -
Da Redação