00:00
21° | Nublado

Espetáculo gratuito celebra 140 anos do TAC

Foto: Divulgação/FCC

Publicado em 24/09/2015

Acontece nesta sexta, 25/9, o espetáculo gratuito “Recriando Linguagens”, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura para celebrar os 140 anos do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). A apresentação começa às 20 horas e os ingressos serão distribuídos até o horário do espetáculo, na bilheteria do TAC. Serão disponibilizadas 407 entradas, a lotação máxima do teatro.

No palco, o sapateado e a música popular brasileira se unem. Com música ao vivo, a trilha sonora é composta por samba, maracatu, bossa nova, partido alto, choro e baião. O sapateado assume posição sonora junto à música, proporcionando a conversa entre culturas, tradições e o que é popular e conta com influência da dança afro e contemporânea.

Sobre o TAC:

A história do teatro começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura percebeu que Desterro, a Capital da Província, merecia um teatro amplo e moderno. Em 29 de julho de 1857, foi lançada a pedra fundamental da construção, mas só em 05 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado - mesmo sem estar concluído. A inauguração oficial deu-se em 07 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas.

Durante alguns anos, o teatro passou por um período de abandono, servindo até como prisão. Mesmo assim, achou-se tempo para uma resolução que, em 02 de julho de 1894, mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense.

Atualmente, o teatro ocupa lugar de destaque não só como peça arquitetônica, mas como legítimo patrimônio cultural de todos os catarinenses. Tombado desde 1988, o TAC está sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Da redação